Decretos estabelecem ações relacionadas à realização de celebrações litúrgicas coletivas, venda de alimentos e não circulação de pessoas em grupos de risco
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o dia de Finados será bem diferente neste ano. Para impedir que o feriado seja um fator de disseminação do patógeno causador da Covid-19, Toledo implantou medidas protetivas que levam em conta o grande movimento que se forma nos cemitérios administrados pelo município, as quais estão contidas no decreto 936/2020 (alterado pelo decreto 948/2020) e que se referem a benfeitorias e limpeza de túmulos, comercialização de produtos em vias próximas, circulação de pessoas, aos cemitérios e celebrações religiosas coletivas.
As reformas nos jazigos já não podem ser mais realizadas e o prazo para a limpeza destes espaços encerra-se nesta sexta-feira (30). Entre sábado e segunda-feira (31/10 a 2/11), os quiosques que serão montados no entorno não poderão comercializar alimentos, somente água, flores, velas e demais artigos que tenham relação com a data.
As celebrações litúrgicas coletivas estão permitidas, desde que com público reduzido. No dia de Finados, quatro missas serão realizadas: duas no Cemitério Jardim da Saudade (às 8h e às 17h) e duas no Cristo Rei (às 10h e às 17h).
Recomenda-se que pessoas que fazem parte dos grupos de risco (idosos e pessoas com comorbidades), bem como crianças menores de 12 anos, não vão aos cemitérios nos dias de maior visitação. Para diminuir o risco de exposição destes públicos ao Sars-Cov-2, os cemitérios de Toledo ficam abertos de 13 de outubro (data de publicação do decreto 936) a 2 de novembro todos os dias até às 19 horas.
Em todas as ações a serem desenvolvidas nos cemitérios municipais, devem ser observadas as demais medidas e recomendações gerais de prevenção à Covid-19. A pandemia não acabou e o distanciamento social deve ser mantido: sair de casa só se for necessário e usando máscara do jeito (cobrindo totalmente boca e nariz), higienizar as mãos várias vezes ao dia, evitar aglomerações e contato direto com outras pessoas, e cobrir o rosto com o braço ou um lenço sempre que tossir ou espirrar.