O anúncio da chegada da vacina para a COVID-19 nesta semana no Paraná colocou as Secretarias de Saúde da 20ª Regional de Saúde em alerta. Nesta segunda-feira (18), gestores e gestoras, além dos chefes dos executivos municipais, foram convidados para participar do repasse de insumos para a vacinação. Materiais como seringas, aventais e máscaras serão entregues. A previsão é que ainda esta semana seja iniciada a vacinação.
Toledo recebeu por intermédio da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) 6.400 seringas. Além disso, o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) já possui mais de 100 mil seringas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para todos os vacinadores. “É suficiente para vacinarmos quase toda nossa população se as doses chegassem todas de uma vez”, afirmou a secretária de Saúde de Toledo, Dra. Gabriela Kucharski.
Para o prefeito Beto Lunitti a chegada dos insumos representa a luz no fim do túnel. “Temos um alento. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhou alguns materiais para iniciarmos a vacinação. Somados ao que já possuímos, temos a tranquilidade de dizer que estamos prontos para este momento”, disse o prefeito toledano. “Já estamos elaborando também o Plano Municipal, amparado pelas diretrizes do Ministério da Saúde. A vacina para nós representa o começo do fim da pandemia”, reforçou.
O chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, salientou que até o momento a saúde travava uma luta sem armas. “Estamos aguardando ansiosos por esta ferramenta”. Locatelli também pediu empenho da imprensa para auxiliar na divulgação e dar credibilidade às informações sobre a imunização e o benefício da vacina. “Estão desacreditando quem trabalha na saúde”.
Ações
Na sexta-feira (15), servidores dos departamentos de Atenção Básica, Gestão em Saúde e da Vigilância Epidemiológica, juntamente com o infectologista José Eduardo Panini, estiveram reunidos para traçar um plano de ação, verificar estoque de agulhas e seringas e também organizar os vacinadores. “Toledo está pronto para realizar a vacinação. Desde a semana passada nós estávamos organizando um plano para este momento”, disse a secretária de Saúde de Toledo Dra. Gabriela Kucharski.
Gabriela lembrou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, irá promover diversas ações de divulgação, principalmente em redes sociais, para acelerar a chegada da informação às pessoas, também com o intuito de desmistificar alguns mitos que foram criados em relação à imunização. “A população precisa entender que é importante vacinar, que se imunizar é seguro”.
Os primeiros a receberem a imunização serão os trabalhadores da saúde com alto risco de exposição ao coronavírus. Fazem parte da relação os recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no Pronto Atendimento Municipal (PAM), unidades de terapia intensiva (UTI’s) para COVID-19 e locais de atendimento exclusivo de pacientes sintomáticos em Toledo. Gabriela reforçou que ainda na sexta-feira (15) as instituições de saúde foram oficiadas para encaminhar a lista de trabalhadores que serão incluídos entre os primeiros vacinados.
Também serão vacinadas aproximadamente 140 pessoas entre profissionais e internos de instituições de longa permanência para idosos (casas de acolhimento e lares para idosos).