O ex-deputado federal Dilceu Sperafico esteve com o presidente Jair Bolsonaro durante sua visita a Cascavel, na manhã desta quinta-feira, dia quatro de fevereiro de 2021.
“Fizemos questão de receber pessoalmente o presidente, pois fomos colegas deputados federais durante 24 anos e aproveitamos a oportunidade para pedir o seu apoio às questões importantes para a região, como a extensão do pedágio, a vacinação da população contra a pandemia de Covid-19 e reivindicações de investimentos federais em todas as cidades do Oeste”, ressaltou Sperafico.
Em Cascavel, Bolsonaro inaugurou o Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em cerimônia que contou com participação do prefeito Leonaldo Paranhos, também presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), autoridades e lideranças de toda a região e ex-atletas consagrados como Maurren Maggi e André Domingos.
Na oportunidade, Bolsonaro também recebeu carta assinada por mais de 100 entidades paranaenses contestando do modelo proposto para o novo pedágio em rodovias do Estado. O presidente prometeu se inteirar sobre o assunto e tratar dele pessoalmente junto ao Ministério da Infraestrutura. O documento reivindica menor tarifa e sem outorga onerosa.
“Bolsonaro foi bastante atencioso e receptivo ao que expomos. Não podemos mais pagar um dos pedágios mais caros do mundo. As economias do Oeste e do Paraná não resistirão”, afirmou o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko), que entregou a carta em mãos ao presidente.
Após ser recepcionado e aplaudido por seguidores, o presidente elogiou o novo terminal do Aeroporto Municipal de Cascavel, inaugurado no fim do ano passado e viabilizado com recursos do município, do Estado e da União.
O PEDÁGIO
A seguir a íntegra da carta sobre o pedágio entregue ao presidente da República:
“Exmo. Senhor Jair Messias Bolsonaro
Presidente da República Federativa do Brasil
Caro presidente, o Oeste do Paraná, que tem em seu território mais de 50 mil produtores rurais, garantiu apoio maciço à sua eleição em 2018, e agora encarecidamente pede a sua intervenção para que o novo modelo de concessão de rodovias no Estado seja justo e equilibrado.
Deve-se entender que o Paraná depende do valor agregado por peso, que o Estado tem forte produção de insumos primários. E, por isso, precisamos saber o quanto isso impacta na cadeia de desenvolvimento.
Com todo respeito que temos por Vossa Excelência, homem íntegro e preocupado em promover avanços há muito reivindicados ao País, reiteramos, Senhor Presidente, que precisamos de sua intervenção direta na questão aqui exposta, porque precisamos de um modelo de pedágio justo e equilibrado!!! Caso as empresas ganhadoras da licitação, durante o período de suas concessões tiverem problemas de fluxo de investimento, falta de cumprimento de contratos por incompetência de gestão, envolvimento em escândalos de corrupção ou se na busca por vencer a licitação a empresa der descontos demasiados, que a mesma arque com as consequências e que o Estado as tire, tenha cláusulas contratuais robustas e resolutivas, peça caducidade, faça novas licitações e garanta ao povo a menor tarifa possível.
Reforçamos, Senhor Presidente, que o modelo de concessão busque o menor preço sem outorga onerosa de qualquer espécie (híbrida ou não) e menor degrau tarifário quando da duplicação que terá gatilho de 40% de acréscimo. A região, que é uma grande produtora de carnes e grãos, precisa ser vista como ela é justamente para que a competitividade de seus produtos não se perca, porque do contrário haverá sérios e irreversíveis prejuízos ao Oeste, ao Paraná e ao Brasil”.