O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou nesta quinta-feira (4) o novo ambulatório de especialidades médicas do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), cujas obras estão na fase final de construção.
Pazuello esteve acompanhado do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, do prefeito anfitrião e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos, mais 21 prefeitos e vices da região. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Iguatu e presidente do Cisop, Vlademir Barella.
Também participaram do ato os senadores Acir Gurgacz (PR) e Jorginho Mello (SC); a deputada federal Caroline Detoni (SC) e o deputado estadual Cobra Repórter (vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa), além do presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola, demais vereadores e outras autoridades.
A comitiva visitou a estrutura do novo prédio, que tem mais de 4,7 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender cerca de 1,5 mil pessoas por dia. Para que a obra saísse do papel, foi necessário firmar convênio entre os governos federal e estadual e entre os 25 municípios signatários do consórcio.
Além da visita, eles trataram do tema Covid-19. Pazuello disse que toda semana deverá acontecer a distribuição das vacinas em todo o país e que a produção pela Fio Cruz deverá aumentar a capacidade do país para a vacinação em março e abril, com a programação de que até o final do ano todos os Brasileiros estarão imunizados.
O Ministro afirmou que existe saída para a crise e que apesar de ser um momento difícil, Cascavel tem estrutura para se reerguer, que com o apoio do Governo Federal seguirá cuidando das pessoas para que a vida possa seguir. Ele lamentou as mortes no país e no município e salientou que se solidariza às famílias que perderam entes queridos.
Barella agradeceu a presença das autoridades e citou o momento histórico vivenciado pelo Cisop. “Depois de muitas dificuldades, é uma honra receber a autoridade máxima da saúde do Brasil, que teve a oportunidade de conhecer cada espaço deste grandioso empreendimento”, disse o presidente do Cisop.