Representantes do Executivo Municipal participaram, nesta segunda-feira (21), de uma reunião no auditório da Secretaria de Infraestrutura Logística do Paraná, em Curitiba. Na pauta do encontro o Projeto do Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste e a assinatura do termo de engajamento dos municípios ao projeto. A comitiva toledana contou com a presença do prefeito Beto Lunitti e dos secretários de Planejamento e Urbanismo, Neuroci Frizzo, e de Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.
O convite para o encontro veio do gabinete do secretário de Infraestrutura Logística paranaense, Sandro Alex. Foram realizadas explanações sobre como está o projeto da Nova Ferroeste e qual os municípios que serão impactados positivamente com a passagem da ferrovia pela região oeste do Paraná. “É de uma importância ímpar este modal de transporte. Ele se soma a atual malha rodoviária e pode render bons frutos para a região e nosso município”, disse o prefeito Beto Lunitti.
Segundo o gestor toledano, foram expostos todos os trabalhos do estado, por meio dos órgãos afetos ao projeto e da Ferroeste, com intuito de fornecer aos presentes informações sobre o traçado da ferrovia, bem como ouvir opiniões dos presentes sobre como aproveitar melhor a estrutura. “Apresentamos a nossa intenção de contar com um pátio multimodal para servir de ponto de chegada de saída para produção do nosso município e também da região”, expôs Lunitti.
A presença dos prefeitos e secretários municipais de toda a região foi destacada por Beto Lunitti. “É fundamental que estejamos unidos e engajados no propósito de fazermos do Paraná um estado com excelência no transporte, inclusive o ferroviário. Já estamos trabalhando nos números, no estudo de viabilidade, com o intuito de mostrar as potencialidades de Toledo e região”.
A intenção em apresentar a viabilidade técnica deste pátio multimodal é oferecer subsídios para o convencimento dos investidores que concorrerão à administração da Nova Ferroeste. “O mundo dos negócios gira em torno dos ganhos. Nós sabemos da potencialidade da nossa região, mas é preciso transmitir essa nossa certeza em dados estatísticos e números para sermos contemplados com este investimento”, concluiu Beto.
Nova Ferroeste
Durante o encontro desta segunda-feira (21) foi apresentado o novo trajeto da ferrovia que liga Cascavel, no Paraná, a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Os prefeitos assinaram o termo de adesão ao projeto que tem investimento previsto de R$ 8 bilhões. A nova ferrovia vai significar uma redução de 28% no custo Brasil. Algo em torno de US$ 13,00 por tonelada. Isso vai aumentar a competitividade do setor produtivo da nossa região.
Conforme explanação, hoje um contêiner de Cascavel com destino a Paranaguá demora em torno de 100h. Com a nova Ferroeste a expectativa é que esse prazo seja reduzido para 20h. O projeto transformará o Paraná no HUB logístico da América Latina e a Região Oeste será protagonista desse novo momento.