Pneumonia por aspiração: você sabe como evitá-la?

Para manter a saúde e higienização bucal, a escovação diária e o constante acompanhamento odontológico precisam ser realizados adequadamente. Isso porque, se não forem feitos corretamente, podem ocasionar e/ou agravar doenças graves, como é o caso da pneumonia por aspiração.

Por mais que parte da prevenção e cuidado com a saúde depende principalmente dos hábitos individuais diários, cuidar da higiene bucal deve ser sempre acompanhada por um profissional odontológico. 

Contudo, esse cuidado profissional pode ser negligenciado por muitos acreditarem que o acompanhamento não é necessário, sendo só para tratamentos reparativos, ou mesmo custosos.

Tal negligência pode impactar diretamente na saúde geral e se tornar até mais onerosa a longo prazo, visto que inflamações diversas podem ocorrer.

Assim, é preciso ressaltar que além do atendimento particular, os atendimentos odontológicos responsáveis por manter uma boa saúde podem ser realizados por meio do SUS e até a partir de um plano dental coletivo empresarial ou plano pessoal.

O mais importante nesse sentido é manter a regularidade das consultas, geralmente estipuladas para cada seis meses, se não houver necessidade de tratamentos, e esse processo pode ser facilitado pelo plano.

Afinal, cuidar da saúde bucal é fundamental para prevenir doenças bucais e sistêmicas, causadas principalmente pela má higiene e acesso facilitado das bactérias ao corpo humano. 

Doenças como cáries, gengivite, podem parecer comuns, porém, se não tratados, poderão  se tornar doenças mais graves, como é o caso da pneumonia por aspiração.

Dessa maneira, é relevante procurar por uma assistência odontológica, seja particular, plano odontologico ou por consulta pública, para fazer o devido acompanhamento da cavidade oral.

O que é pneumonia por aspiração?

Assim como a pneumonia, essa patologia é uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório, em específico, o pulmão; mas nesse caso causada pela aspiração de bactérias advindas da cavidade oral ou mesmo de refluxos.

A infecção ataca os sacos de ar e/ou o pulmão, ou os dois. Quando acometidos, esses sacos enchem de fluidos ou pus (materiais purulentos, no geral). Os sintomas incluem, tosse, febre, calafrios e intensa dificuldade de respirar. 

Cabe ressaltar que a causa da pneumonia tradicional é variada, sendo mais comum a contaminação por organismos como vírus, bactérias e fungos.

Entretanto, por mais que os sintomas sejam os mesmos, a causa da pneumonia por aspiração é outra. 

Como mencionado, a doença quando acometida dessa maneira, é causada por ingestão, inalação ou aspiração de partículas oriundas do estômago e/ou da boca.

Ela surge dessa maneira, pois é na cavidade oral que há uma maior proliferação de bactérias e um acesso facilitado aos organismos presentes no ambiente externo. 

Com isso, principalmente se não houver a higienização bucal adequada, esses microorganismos da flora bucal e das demais substâncias que houve contato podem se propagar e atingir o sistema cardiorrespiratório.

A patologia também está muito ligada ao estômago, por ele ser ácido e, principalmente em pessoas doentes e/ou hospitalizadas, os processos de refluxo podem ser estimulados, facilitando o acesso das bactérias e ácidos presentes na digestão ao canal respiratório, afetando o pulmão.

Dessa maneira, é pertinente perceber que essa doença costuma ocorrer mais facilmente em pessoas com o sistema imunológico fragilizado, mas demanda atenção frequente quanto à higienização.

Com relação às fragilidades, é importante prestar atenção principalmente em casos como:

  • Idade mais avançada;
  • Existência de doença crônica e debilitação;
  • Crianças com 5 anos ou menos;
  • Dependência alcoólica.

Como a higienização bucal individual e acompanhamento odontológico podem prevenir a pneumonia aspirativa?

Assim como qualquer doença bucal, a maneira mais fácil de prevenir é cuidar continuamente da higienização.

Assim, caso você mantenha o acompanhamento junto ao profissional do plano odontologico empresarial, por exemplo, terá um auxílio quanto às práticas diárias facilitado.

Além disso, esse tipo de serviço é extremamente útil para a manutenção e verificação da saúde bucal e, consequentemente, da geral, promovendo adequações de hábitos que podem ser prejudiciais para todo o organismo ou mesmo identificando doenças logo nos primeiros sinais.

  1. Higienização constante individual

Além do acompanhamento, a higiene parte primeiramente do cuidado individual.

Assim, é necessário, a fim de minimizar a proliferação de bactérias, escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, em especial após as refeições. Também é preciso dar preferência a cremes específicos, como uma pasta dental com flúor.

O complemento da higienização com o fio dental e o enxaguante bucal também é fundamental para eliminar bactérias em regiões da cavidade de mais difícil acesso.

  1. Visitas recorrentes ao dentista

A parte mais importante, além do cuidado individual, é a vistoria regular da saúde bucal.

Assim, ao adotar um convênio médico ou criar o hábito de consultar junto a um profissional de confiança será de extrema relevância para a prevenção e tratamento de ofensores para a saúde. 

Lembre-se que a visita ao profissional é muito importante para prevenir, ou cuidar de alguma doença que já possui. 

O tratamento de pneumonia aspirativa vem sendo muito comentado hoje em dia, pois ele está sendo mais recorrente, devido ao mau cuidado bucal. 

Por isso, há discussões acerca do tratamento dessa doença em planos dentários como no plano odontologico para MEI, bem como em hospitais, devido a incidência em pacientes internados – que demandam acompanhamento mais intenso de ambos profissionais.

  1. Má alimentação

Por mais que seja satisfatório consumir algumas guloseimas, cheias de açúcares ou comidas muito ácidas, tais alimentos facilitam o surgimento da cárie e o desgaste dentário. 

Não só isso, como a cárie é resultado e auxilia na proliferação de bactérias, sendo essas as principais causas da pneumonia aspirativa.

Por isso, manter uma alimentação correta, o que fortalecerá o organismo, também é importante para reduzir a manifestação de placas e cáries nas estruturas dentais.

Já quando houver o consumo dos produtos mais açucarados, o ideal é que seja ingerido após as refeições principais e, após o tempo mínimo para início da digestão e regulação da mucosa, a higienização deve ser realizada com cautela.

Importância da saúde bucal

Pode-se concluir que, por mais que doenças como a pneumonia possam acontecer por diferentes razões e não estejam ligadas (diretamente) apenas a higiene bucal, principalmente quando avaliamos a sensação popular, elas podem sim ser influenciadas e agravadas pelos maus cuidados com a saúde bucal, demandando atenção e cuidado diário.

Assim, é de extrema importância manter a escovação dentária correta, sempre se atendo aos detalhes, uso do fio dental e enxaguantes bucais. 

Além disso, é fundamental realizar as visitas recorrentes aos profissionais odontológicos, seja ele do odonto empresarial ou não, pois eles identificarão e guiarão caso haja algum problema, realizando as orientações e tratamentos necessários, bem como oferecerão dicas para prevenir outros problemas e agravamentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.