Representantes de forças de segurança e salvamento (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal), diretores de unidades locais de órgãos públicos estaduais e secretários municipais encontraram-se na manhã desta terça-feira (24) para definir os detalhes das festividades do 199º aniversário da Independência do Brasil em Toledo. Durante o ato, realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e aberto pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, foi comunicada a decisão do prefeito Beto Lunitti em não realizar o tradicional desfile cívico-militar e pediu-se o apoio dos presentes para que o município celebre esta data da melhor forma possível e levando em conta as restrições impostas pela pandemia.
Ficou estabelecido que entre 1º e 7 de setembro haverá, em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, sempre às 8 horas, a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Toledo, e a execução do Hino Nacional Brasileiro, sempre em estrito cumprimento com os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Embora as autoridades que participaram da reunião de hoje tenham sido convidadas a prestigiar o ato cívico-patriótico todos os dias, haverá uma ênfase maior no primeiro e no último dia da Semana da Pátria, com um cerimonial mais amplo, porém não muito demorado.
O hasteamento das bandeiras ficará a cargo de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, de órgãos públicos estaduais, e de forças de segurança e salvamento. Guarnições da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Guarda Municipal marcarão presença neste ato, que não contará com a presença de estudantes. Os matriculados em escolas municipais, a critério de cada instituição, participarão de atividades internas que envolverão somente alunos, professores e equipe pedagógica.