A Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebeu, nesta quinta-feira (2), uma comitiva da Secretaria de Educação e Cultura de Ubiratã. Comandada pela secretária Neiva Grigio Gindri, a equipe conheceu os projetos que Toledo pretende implantar na rede municipal e as ações que Toledo tem realizado, sobretudo as relacionadas ao ensino em tempo integral, presente em cinco escolas (Carlos João Treis, Ivo Welter, Caic, Waldyr Becker e Walmir Grande).
Acompanhada pelos assessores pedagógicos Andreia Brunieri, Andreia Souza e Marcelo Sales e pela coordenadora em Educação Especial, Isa Brunieri, Neiva conheceu a estrutura administrativa e os departamentos da Smed. Em seguida, foram ao Paço Municipal, onde foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti em seu gabinete, e ao Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe).
Neste encontro com Lunitti, a secretária de Educação de Toledo, Elisângela Batista, expressou sua alegria pela visita de sua “colega” ubiratanense. “Esta visita já estava sendo programada desde o início do ano e foi sendo adiada em virtude do agravamento da pandemia. Contudo, agora ela se tornou possível e está sendo muito importante esta troca de experiências e saberes”, avalia.
Neiva agradeceu a hospitalidade dedicada a ela e sua equipe. “Só temos a agradecer a receptividade, mal esperamos para que vocês também nos visitem para que possamos retribuir tanta gentileza. A exemplo do que ocorre aqui, assumimos no início do ano e estamos dispostos a incorporar mais conhecimento e inovação à nossa forma de trabalhar, buscando entender, por exemplo, como Toledo atua em relação ao ensino em tempo integral”, comenta.
O prefeito de Toledo saudou os visitantes e, ao mandar seus cumprimentos ao prefeito de Ubiratã (Fabio Dalecio), destacou a importância das prefeituras na construção de um Brasil melhor. “Existem muitas maneiras para transformarmos nosso país: as que vêm do governo federal, que levam gerações para se concretizar; as que vêm dos governos estaduais, que demoram décadas para acontecer; e as políticas públicas a partir dos municípios, que são muito mais rápidas e eficazes, pois partem da realidade local e, se forem exitosas, podem ser replicadas por outras prefeituras. Essa tese se comprova na educação, área central da nossa gestão”, analisa.
Lunitti também falou sobre os projetos na área da Educação que constam em seu plano de governo: Rede de Proteção ao Educando, Professor Pesquisador, Teia dos Saberes e Escola Ativa. “Não queremos só uma educação de qualidade, queremos uma educação de excelência, de forma que o nosso aluno esteja mais bem preparado para os desafios da vida estudantil e profissional quando sair do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. É uma proposta ousada, mas eu confio na equipe que montei para colocar essas ideias em prática. A Educação de Toledo está nas mãos de pessoas inovadoras, realmente dispostas a romper paradigmas”, destaca.
Elisângela agradeceu pelo voto de confiança recebido. “Temos desafios enormes em nossas mãos, mas, quando temos o apoio do gestor, fica muito mais fácil entregar um trabalho de qualidade, que é feito com seriedade, mas com leveza e satisfação também”, pontua.