Artesanato no SerToledo motiva servidoras aposentadas

Todas as terças-feiras, as servidoras aposentadas têm encontro marcado a partir das 14h: as aulas de artesanato da professora Tina. O projeto oferecido pelo Sindicato SerToledo há mais de três anos tem o objetivo de distrair, motivar, de terapia, e uma nova profissão para quem contribui por tanto tempo para a grandeza do município de Toledo.

 A professora Albertina Rosane Moreira (Tina) é formada pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais, e está à frente do projeto desde o começo. Tina, que tem inspiração e talento para a arte destaca que além da pintura em panos de prato, as alunas também fazem chinelos bordados. E para o ano que vem será ofertado curso de crochê e macramê, que consiste no uso de nós originalmente usados para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas, toalhas, etc. Segundo a professora, quem decide os novos cursos são as aposentadas que participam do curso. E ela destaca que o amor a motiva para ensinar o artesanato. “Eu tenho amor pela arte, e tem algo muito importante que as pessoas não sabem: o meu maior objetivo não é o dinheiro, porque têm muitas aposentadas que ficam em casa sem uma motivação para fazer nada, porque o serviço de casa é muito repetitivo e ninguém vê, e de repente entram em depressão e sofrem de solidão. Quando as pessoas veem o que essa aposentada está fazendo, ela se motiva a fazer melhor ainda. Para 2022 vamos ter muitas coisas diferenciadas, mas precisamos da opinião das alunas, para ver o que elas querem. As aulas que foram mais solicitadas; serão ministradas”.

Tina conta que tem uma aluna que antes de começar a participar do curso de artesanato tomava caixas de medicamentos, agora ela está feliz e saudável na companhia de outras aposentadas. “A gente compartilha muitas coisas boas, aqui não tem fofoca. E isso me motiva muito a ajudar, e sempre tento passar algo bom para todas”.

A professora aposentada Salete Datsch, uma das alunas da professora Tina, comenta que faz o curso há dois anos, e saliente a importância de se sentir de bem com a vida. “Eu gosto de participar das aulas, porque é muito bom sair de casa, se distrair, fazer novas amizades, estou adorando. O Sindicato sempre nos apoiou nesse projeto, e para mim faz muito bem. A professora Tina é muito exigente, e isso é bom para se aprender. Ela é uma pessoa muito carinhosa. Participar do curso é gratificante”.

De acordo com a servidora aposentada Sueli Marchetti, que começou o curso recentemente, ela quer aprimorar a sua aspiração pelo artesanato. E destaca que a aula dessa terça-feira, 05, foi pintar maçãs no pano de prato “Gosto de pintar tela, costurar e de artesanato. Mas aqui é bom para se reunir com as pessoas e aprender mais também. Pintar as maçãs não é tão difícil, porém precisa de prática, estou pegando o jeito. Aqui é bem gostoso e a professora é muito querida”, diz.

Tina disse que as servidoras aposentadas que queiram participar do curso precisam inscrever-se no SerToledo.

Jornalista: Marcos Antonio Santos

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.