Para o PhD, neurocientista, biólogo e escritor, a leitura amplia o poder escolha das pessoas para que tomem as melhores decisões
“Nas profundezas da razão, a pandemia da saúde mental” traz artigos relacionados aos sentimento e emo-ções que afloraram ou nasceram em um cenário pandêmico. De autoria do PhD, neurocientista, neurop-sicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, o livro é o sexto que integra o projeto “Conhecimento para todos”, desenvolvido durante a pandemia e que tem por objetivo levar aos leitores ensinamentos sobre comporta-mento humanos e possíveis soluções para preserva a saúde mental em tempos tão difíceis e de um longo distanciamento social.
De acordo como o autor, todos nós estamos vivendo um descontrole coletivo, que funciona como um looping no cérebro, e coloca as pessoas em situações de variações emocionais e a ansiedade está entre elas. A ansiedade funciona como pendência, seja para resolver problemas ou buscar conquistas, destaca Fabiano de Abreu. Ele pontua que “quando esse sentimento surge de forma desordenada, causa disfunção em neu-rotransmissores que são nossos mensageiros da vida, que controlam nosso estado de ser, assim como nossas necessidades biológicas”.
Preocupado com a ansiedade acentuada e constante, Fabiano de Abreu argumenta que a leitura está rela-cionada à neuroplasticidade e ao conteúdo com o conhecimento. “Sempre digo que quanto mais conheci-mento a pessoa adquire, mais opções de escolha terão para melhores decisões”.
Para chegar a um número elevado de pessoas e incentivar a leitura, o autor decidiu distribuir o livro gratui-tamente. Os interessados no conteúdo podem fazer download e no Google Play para visualização gratuita pelo ISBN:9786599231513. “Minha intenção com os conteúdos é contribuir para melhorar a saúde pú-blica”, observa.
Fabiano de Abreu Rodrigues é um escritor e cientista luso-brasileiro que tem diversas formações como jornalista, neurocientista, neuropsicólogo, biólogo, historiador, com pós graduações em antropologia, di-versas pós relacionadas com neurociências, formação avançada em nutrição clínica, programação em Py-thon, inteligência artificial, entre outras, que soma mais de 50 títulos entre diplomas e certificados, além de doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia e mestrado em psicanálise.
“Há quem não acredite em tantas formações, já até fui denunciado, o que foi bom, pois fiz mais amizade nos órgãos ao comprovar as titularidades, é natural, entendo que alguns não acreditem pois percebo a mente humana e a negação relacionada aos transtornos. Tenho um cérebro acelerado e busco nos estudos uma maneira de sentir-me bem e de sanar minha curiosidade, além de aproveitar os testes de QI e o currículo para bolsas e encurtamento de cadeiras.” Conclui o cientista membro das sociedades brasileira e portuguesa de neurociências e da federação européia.
Fabiano de Abreu também é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra e tem um QI comprovado através de testes de 99 de percentil, com números entre 148 e 180 sendo considerado uma das pessoas mais inteligentes da atualidade. Titulo este que já revelou o inco-modar, mas que o tornou um grande estudioso sobre a inteligência chegando a descobrir uma inteligência denominada DWRI.
Este é o décimo primeiro livro do escritor, que tem mais de trinta artigos científicos publicados.