Executivo Municipal participa da entrega da Medalha Coronel Sarmento

A Prefeitura de Toledo, representada pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, participou nesta sexta-feira (29) da entrega da Medalha Coronel Sarmento. Em Toledo, a honraria foi entregue ao capitão Marco Aurélio de Carvalho e ao presidente do Clube de Caça e Pesca Claudemir Rossi, em evento realizado no Clube de Caça e Pesca. A cerimônia é realizada anualmente e a medalha é entregue a pessoas da sociedade civil e militares que se destacam em suas atividades em favor da causa pública.

A medalha foi entregue pelo coronel Marcos Sperka que agradeceu ao apoio das instituições públicas e as parcerias consolidadas ao longo dos anos. Sobre a homenagem, Sperka afirmou ser ela um reconhecimento pelo trabalho em prol da comunidade. Para o subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Walmir de Souza, as medalhas estão em boas mãos. “O capitão Marco Aurélio é uma pessoa de fácil trato, sempre bem quista por todos. Fico feliz por vê-lo ostentar a maior honraria da PM no Paraná”, disse. 

O outro homenageado, Claudemir Rossi, foi lembrado por estar à frente de uma entidade promotora da amizade e de momentos de confraternização. “É preciso parabenizar o Claudemir por tantas ações já realizadas aqui neste local, momentos que marcaram a vida de tantas pessoas e faz parte da nossa história. Uma das marcas de Toledo, o Porco no Rolete, tem uma ligação muito forte com este lugar”, disse o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. 

Dorfschmidt ainda lembrou o bom relacionamento das instituições em Toledo, em especial as forças de segurança. “É essa harmonia que precisamos para dar respostas cada vez melhores para nossa população”, concluiu. Também participaram do evento os secretários de Segurança e Trânsito, Arthur Almeida, e o de Comunicação, Ricardo Morante.

Coronel Sarmento – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. 

Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.