Sesc/PR lança 2ª edição de campanha de combate à dengue em Toledo

O escritório regional do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) realizou na manhã desta segunda-feira (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, o lançamento da segunda edição da campanha digital de combate à dengue (“Aqui o Mosquito Não Entra”, a qual inclui atualização do aplicativo da entidade, que passa a contar agora com um serviço que incentiva a população, especialmente as crianças, a combater criadouros onde o Aedes aegypti – mosquito que transmite, entre outras doenças, a dengue – pode se reproduzir. O ato, realizado de forma simultânea em várias cidades do Paraná, contou com o apoio do Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo.

Trata-se de uma ação de conscientização e uma competição entre municípios, uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná. O aplicativo do Sesc/PR está disponível para download no Google Play e na App Store, e a nova seção pode ser acessada no item “Contra a dengue”, onde o usuário pode se inscrever preenchendo um formulário simples, com nome completo, e-mail, data de nascimento e cidade onde reside. “Feito isso, é só tirar fotos do antes e do depois de locais que tinham focos do mosquito e que a pessoa os eliminou. Essas fotos são analisadas e, à medida que forem aprovadas, ela vai subindo de nível e o município também melhora sua posição no ranking regional e estadual”, explica a gerente-executiva da entidade em Toledo, Paula Verônica Bernardini.

O ato de lançamento foi prestigiado por dezenas de agentes de endemias, que tiveram seu trabalho elogiado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. “Toledo tem se destacado pela qualidade no combate à dengue e devemos isso aos agentes de endemias, a quem gostaria de dar os meus parabéns. Nossa gratidão também ao Sesc/PR, que, por meio desta ação, vai contribuir muito com este trabalho”, pontua Ademar. “A dengue tem sintomas semelhantes aos da Covid-19 e impedir que casos desta doença apareçam é fundamental neste momento em que o sistema público de saúde está sobrecarregado. Além de promover conscientização, principalmente entre as crianças, este atrativo no app do Sesc/PR contribui significativamente para a manutenção de um serviço de qualidade à população”, pondera Gabriela.

A coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, salientou que o apoio dos moradores é fundamental para manter Toledo fora do risco de sofrer com uma epidemia de dengue. “Apesar deste aumento de casos de Covid-19, é importante que os agentes tenham livre acesso aos imóveis, pois este trabalho não se destina somente a identificar criadouros do Aedes aegypti, mas compreende orientações sobre outras questões de saúde”, comenta. 

“Aqui o Mosquito Não Entra”

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, o Paraná registrou 27.889 casos de dengue, sendo 325 foram severos e 32 evoluíram a óbito. Para conter esta situação, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR convida a população a agir, olhar ao seu entorno e identificar onde pode ser um possível foco do mosquito e eliminá-lo, registrando em fotos o antes e o depois, e compartilhando-as no aplicativo do Sesc PR. 

Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida. Na primeira edição da campanha, em 2021, 3.128 paranaenses, de 249 municípios,  engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do Aedes aegypti.

Qualquer pessoa, independente da idade, mas residente no Paraná, pode participar da campanha. Neste ano, além da participação individual, é possível inscrever uma equipe, inclusive  instituições de ensino cadastradas no Ministério da Educação (MEC) também serão aceitas como participantes, e serão uma categoria especial dentro da participação das equipes.

A cada foco do mosquito eliminado, o participante ganha um ponto e há uma classificação a ser conquistada. Com 50 pontos obtidos, o participante se torna um aprendiz; com 200, agente; com 1.000, detetive; com 5.000, inspetor e, ao atingir 10.000 pontos, comissário.

Para as equipes, os níveis e os pontos são diferentes. Quando a equipe atingir 200 pontos, torna-se aspirante; com 200, elite; com a conquista de 7.000 pontos, mestre; com 20.000 pontos, guardião e ao atingir 50.000 pontos, supremo.

Não há custos nem limite de idade para participar. A ideia é juntar forças para deixar o Paraná livre do mosquito, que além da dengue transmite a febre amarela urbana, a febre chikungunya e o zika vírus. No site www.sescpr.com.br/contradengue, o público poderá ter acesso a mais informações sobre a campanha.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.