A Prefeitura de Toledo avança nos diversos setores da administração municipal e nas parcerias com as entidades. Na terça-feira (01), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi assinado o Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). O objetivo do documento é reordenar a oferta de estágios para cursos de formação e residência na área da saúde dando oportunidade para que os alunos possam ter uma formação conforme às diretrizes e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participam do COAPES, além da administração municipal por meio da Secretaria de Saúde, o Biopark, o Colégio Estadual Dario Velozzo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Paranaense (Unipar). “A meta é organizar a oferta de áreas de estágio de formação junto à estrutura da Secretaria de Saúde, promovendo a integração entre as atividades de ensino e a prática do serviço, trazendo benefícios para a comunidade e para as instituições”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.
Ao mesmo tempo em que se oferece espaço para o aprendizado, o corpo docente vem para as estruturas públicas contribuindo para uma maior disseminação do conhecimento. Esta observação foi feita pelo prefeito Beto Lunitti, que durante a assinatura estava acompanhado do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Nossa gestão busca, a todo momento, oferecer serviços de qualidade para nossos munícipes. Neste momento, vamos aproveitar a expertise destas unidades de referência em educação e oferecer espaço para a formação prática dos seus estudantes. Para o município é importante contar com o conhecimento e nos apropriar dele em benefício das comunidades”, disse Lunitti. “Todos ganham com isso. A instituição, pois qualifica seus alunos e alunas, e o município por aproveitar esse potencial no dia a dia das unidades de saúde”, completou Ademar.
Para as instituições de ensino o termo se reflete na abertura de campo para aulas-práticas e estágios, mediante a integração ensino-serviço-comunidade nas redes de atenção à saúde, conforme a Portaria Interministerial que instituiu as diretrizes para a celebração destes tipos de contrato. “Muitos dos nossos alunos esperam este momento dos estágios na rede pública e isso contribui de sobremaneira para que tenham a experiência com este setor. Muitos saem das salas de aula desejosos de buscar a carreira no serviço público”, comentou a gerente do Senac em Toledo, Shenia Uez Dall Agnol.
O conhecimento sobre o papel do profissional na rede pública é importante para o fortalecimento das políticas de saúde. “É preciso saber como funciona, como é o SUS e suas características, bem como o papel que os profissionais de saúde pública têm frente às comunidades assistidas e a sociedade como um todo. Saúde é um direito do cidadão e a promoção dela passa, principalmente, pela rede pública”, concluiu a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski.