Em um ano, Toledo sobe 235 posições em levantamento do TCE-PR

O compromisso da atual gestão com a transparência começa a surtir efeitos. Na edição 2021 do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), Toledo subiu, em apenas um ano, do 293º para o 58º lugar no levantamento realizado e divulgado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O salto de 235 posições nesse ranking se dá em razão do crescimento significativo da nota, que saiu de 62,93% para 93,05%.

Desenvolvido pelo corpo técnico do tribunal em 2018, o ITP baseia-se nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 159 itens que é enviado para as prefeituras – Toledo adequou-se de forma satisfatória a 154. A aferição, que leva em conta cinco eixos (Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias)  foi realizada por estudantes do primeiro ao quinto anos do curso de Direito da Universidade Positivo, sob a orientação de servidores do órgão de controle em encontros online de outubro a dezembro de 2021.

O ITP de Toledo ficou acima da média estadual (80,09%), da mesorregião (82,84%) e dos municípios com população entre 50 mil e 250 mil habitantes (85,93%). Na mesorregião (Oeste do Paraná), Toledo subiu da 41ª para a 8ª posição. Entre municípios com população entre 50 mil e 250 mil habitantes, a Capital Paranaense do Agronegócio terminou em 6º lugar; anteriormente, estava no 24º lugar deste ranking.

Encontro

O crescimento de Toledo no ITP foi bastante celebrado pelo prefeito Beto Lunitti, que convidou secretários e servidores de alguns dos setores diretamente envolvidos neste bom resultado para um rápido encontro na tarde desta quarta-feira (2) na sala de reuniões de seu gabinete. Na ocasião, ele parabenizou os protagonistas desta transformação e reforçou o compromisso da gestão com a transparência. “Ainda não chegamos no patamar que tanto almejamos, mas não posso deixar de agradecer a todos que se esforçaram para que este avanço tão grande acontecesse em apenas um ano. O trabalho de vocês é a expressão da rotina na administração pública e, do que depender de mim e do vice Ademar, faremos tudo que é possível para melhorarmos ainda mais, fazendo os investimentos que forem possíveis e necessários”, assegura. “Queremos deixar um legado nesta questão, pois, assim, não passará pela cabeça de ninguém que ocupe a chefia do Executivo a ideia de não ser transparente. Temos que celebrar este resultado, mas lembrar que, a partir de agora, nossa responsabilidade aumenta. Aliás, foi também graças à maneira transparente como conduzimos a pandemia em 2021, com direito a nota máxima do Tribunal de Contas, que Toledo acabou sendo escolhida no ano passado para receber o estudo experimental da Pfizer”, recorda.

A analista de tecnologia da informação (TI) do Departamento de Informática, Elizabeth Timm Balcewicz, atribui a evolução do ITP do município junto ao TCE-PR ao esforço em conjunto de pessoas e sistemas para que a informação seja apresentada de uma forma mais clara tanto para os técnicos do órgão quanto para a população em geral. “O Portal da Transparência, seção no site da prefeitura destinada a consultas sobre como os recursos públicos estão sendo geridos, contém informações que são alimentadas por vários setores da administração municipal. Em 2021 houve um esforço para organizá-las e vamos seguir trabalhando para que essa navegação seja ainda mais intuitiva para os cidadãos em geral”, detalha.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.