Um evento realizado no Auditório Acary de Oliveira, nesta sexta-feira (22), marcou a assinatura do Decreto Nº 530/2022, concedendo a permissão de uso da área integrante do patrimônio público de Toledo à Associação Regional dos Suinocultores do Oeste (Assuinoeste). O local será utilizado para a edificação da nova sede para a entidade e deverá abrigar o setor administrativo, auditório e, entre outras necessidades, um espaço destinado a um restaurante com pratos à base de carne suína. A área possui aproximadamente 2.500 metros quadrados e fica ao lado da atual sede do Sindicato Rural de Toledo, no Jardim Coopagro.
Diversas autoridades ligadas à cadeia produtiva estiveram presentes no evento. O diretor de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento de Toledo, João Luiz Nogueira, lembrou que este incentivo é um reconhecimento à suinocultura, pois ela representa, em média, 30% da nossa produção agropecuária. “Mas não é somente isso. O suíno hoje gera emprego na agroindústria, nas propriedades, movimentando nossa economia. Existe conexão entre o campo e a cidade”.
As negociações mostram o interesse da administração municipal em apoiar o agronegócio. Para o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, as parcerias são a forma do município promover os avanços necessários para o agronegócio. “É incentivando a ampliação da produção que o município vai poder promover as políticas públicas. O município se desenvolve a partir dos retornos fiscais da produção e por isso fazer com que os setores sejam fortalecidos é o nosso papel”, frisou.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin, destacou a força da suinocultura e o que ela representa para Toledo e região. Bisognin lembrou ter participado do encontro de fundação da Assunioeste, há 46 anos. “Bom estar lá na época da fundação e ver o quanto foi feito desde aquele momento. Importante que a Prefeitura de Toledo sempre esteve presente no dia a dia desta entidade. Ver a Associação chegar a este patamar, com uma sede grandiosa, é um sonho se realizando”, afirmou.
Consolidada como a mais expressiva entidade regional de suinocultores do Paraná, a Assuinoeste agrega mais de 3,5 mil produtores, nos 54 municípios da Região Oeste. Em Toledo, são aproximadamente 1.500 suinocultores. “Mesmo enfrentando as crises sazonais do setor, a suinocultura toledana e regional é referência em competitividade e eficiência, produzindo alimento de qualidade para o Brasil e o mundo”, disse a presidente Geni Bamberg, primeira mulher a conduzir a Associação, que também agradeceu aos demais membros da diretoria presentes no evento e colaboradores. “Sobre o restaurante, Geni falou sobre a importância de mostrar às pessoas a importância da carne suína. Temos o exemplo da Casa do Porco, restaurante paulista, que está entre os 10 melhores do mundo. No nosso espaço poderemos mostrar pratos, cortes suínos, embutidos, entre outras ações”, comentou.
Geni também agradeceu ao prefeito Beto Lunitti e ao secretário Diego Bonaldo pelo apoio à nova sede e ao diálogo aberto com os setores. “Precisamos destacar todos que fazem parte deste sonho. Nós estamos num momento único, eu não lembro de termos vivenciado um momento tão bacana, com o município tão envolvido com as entidades do agro. Eu observo isso em todos os setores. Assim vamos construir um município mais forte e uma região mais produtiva. Gratidão pela confiança senhor prefeito [Beto Lunitti]. Essa sede nova é o início de um trabalho ainda maior, vamos andar com passos ainda mais largos”, comentou.
Essas parcerias e incentivos, segundo o prefeito Beto Lunitti, precisam acontecer. “As relações institucionais precisam ser fortalecidas e fico feliz em ouvir, de você, que isso tem acontecido. Essa é a filosofia deste governo. Desde o início deste governo, olhamos para trás, corrigimos os erros, reavaliamos as posições e hoje a proposta é diferente. Nos unimos às diversas representações do Governo do Paraná que hoje acompanham, porque entendemos que somente assim avançaremos”. O gestor municipal ainda destacou a presença de vereadores e assessores. “É por essa relação, que respeita também o contraditório, que estamos avançando de forma tão boa. Somos o maior produtor de alimentos do Paraná, um dos líderes brasileiros no setor agropecuário, e é isso que precisa ser nosso foco”.
Lunitti, ao final, destacou ainda os quase cinquenta anos da Assuinoeste organizando os produtores para alavancar a atividade e fortalecer a economia.