Toledo brilhou nesta quinta-feira (01). Convidada para apresentar os avanços tecnológicos implantados nas escolas municipais no III Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação, que segue até a sexta-feira (02) em Curitiba, a secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, demonstrou o passo a passo do Aluno Conectado. O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem transformado o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro ao quinto ano.
Dividindo o palco com dois expoentes nos estudos das inovações tecnológicas aplicadas à educação, os professores José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), e Fernando Shayer, CEO da Camino Education, Marli apresentou os avanços promovidos pela gestão capitaneada pelo prefeito Beto Lunitti a uma plateia formada por centenas de gestores de educação de todo o Brasil. “Primeiro ponto que gostaria de esclarecer, parafraseando o meu prefeito, é que a transformação do Brasil começa pelos municípios”, disse.
Durante mais de uma hora, os dois professores trouxeram cenários de experiências com novas ferramentas tecnológicas, porém realizadas a partir de iniciativas pontuais. Uma das preocupações maiores apontadas por Moran é se as tecnologias, tão difundidas como inclusão, não poderiam se tornar excludentes devido ao custo para aquisição das ferramentas para este acesso.
Dentro da exposição, Marli deixou claro que isso se resolve com o Aluno Conectado. “Adquirimos dez mil tablet’s para nossas crianças, computadores portáteis para todos os professores e professoras, escolas com internet de alta qualidade, laboratórios de robótica e informática modernos, inclusive com impressoras 3D, além de smart TV’s em todas as quase 500 salas de aula”. A secretária de Educação toledana ainda lembrou que tudo isso está aliado à formação dos professores e professoras para lidarem com todas essas tecnologias e aparatos, promovendo uma educação inovadora e empreendedora. “Sem o comprometimento do professor, este trabalho não seria possível”, disse.
Marli Costa ainda citou o convênio com a Unicamp a ser firmado nos próximos dias para utilização de uma plataforma digital desenvolvida pela instituição. “Seremos o primeiro município do Brasil a contar com esta plataforma. Colocaremos os novos conceitos de educação, como a gamificação [aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes], e tudo que temos de mais moderno à disposição dos nossos alunos e professores”, comentou.
Ao final da apresentação, a secretária Marli Gonçalves Costa foi abordada por diversas pessoas buscando mais informações sobre o assunto. Além disso, durante sua explanação, o Aluno Conectado foi aplaudido por diversas vezes pelas centenas de pessoas que acompanhavam o evento de forma presencial no Auditório Fernanda Montenegro. “Estamos mostrando que é possível fazer. Isso é um sonho, transformado em lei, para que nenhum gestor deixe de dar continuidade a esse processo”, reforçou.
O trabalho realizado em Toledo chamou a atenção de um dos palestrantes. Fernando Shayer, CEO da Camino Education, comunicou Marli Costa que pretende conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela Smed.