Toledo promove Seminário de Esportes, Saúde e Segurança Alimentar para Idosos

A Prefeitura de Toledo, por intermédio das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Smel) e da Administração (SMA), promove na próxima sexta-feira (9), o 1º Seminário de Esportes, Saúde e Segurança Alimentar para Idosos. O evento, que será realizado no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), inicia-se às 8h e contará, do ponto de vista dos temas abordados, com uma programação diversificada, integrada aos objetivos do projeto “Toledo é + Segurança Alimentar”, da administração municipal.

Após recepção, apresentações culturais e solenidade de abertura, quatro palestras serão ministradas. A primeira delas (Segurança Alimentar e Esporte), às 9h30, terá à frente a diretora do Departamento do Idoso da Smel, Márcia Franciele Spies, e o diretor da Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), Luiz Carlos Bazei.

Às 10h, a enfermeira e professora do câmpus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tatiele Schönholzer, falará sobre “Saúde do Idoso”, e, às 10h30, será a vez do nutricionista da Cozinha Social, Tharles Marcelo Setti, abordar o tema “Nutrição do Idoso”. O encerramento, às 11h, será com o coordenador do curso de Educação Física do câmpus Toledo da Universidade Paranaense (Unipar), Robson Recalcatti, que falará sobre “Atividade física e promoção da saúde do idoso”.

Márcia Spies destaca que o objetivo do seminário é discutir a promoção da saúde do idoso através de um estilo de vida saudável. “A alimentação e as atividades físicas são fatores essenciais para a manutenção da qualidade de vida em todas as faixas etárias, e após os 60 anos tornam-se ainda mais relevantes devido às perdas biopsicossociais relacionadas ao processo de envelhecimento. Vale lembrar que o evento é aberto a toda população idosa do nosso município, com entrada gratuita”, reforça a diretora.

Luiz Bazei, por sua vez, destaca o caráter intersetorial do evento, que conta com o apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). Além disso, ele vê no seminário uma oportunidade para divulgar as ações do órgão que dirige. “Ao contrário do que muitos pensam, a Cozinha Social não é só um lugar que prepara e distribui refeições para a rede municipal de ensino e restaurantes populares. Temos um trabalho mais amplo, com, por exemplo, uma padaria que produz os quitutes que são servidos nas confraternização dos grupos da terceira idade. Queremos falar sobre como essa estrutura funciona e como ela é importante para a execução de várias políticas públicas, algo que deixa a mim e toda nossa equipe muito feliz”, comenta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.