Todos pela Vida: Saúde Mental promove ações informativas no Paço e na SMS

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é lembrado anualmente em 10 de setembro e a equipe do Departamento de Saúde Mental (DSM), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aproveitou o dia útil anterior à data para promover ações informativas no Paço Municipal Alcides Donin e na sede da pasta. Desde as primeiras horas da manhã, servidores do setor espalharam em vários pontos dos prédios mensagens leves e motivacionais sobre assuntos “pesados”, tidos como tabus para muitos: depressão e suicídio.

Este trabalho compõe o “Setembro Amarelo”, campanha em nível internacional realizada no Brasil há vários anos. “Em 2022 seguimos como o tema ‘Todos pela Vida’ e esses recadinhos foram deixados, por exemplo, em murais, degraus de escada, monitores e impressoras para que os servidores tenham contato com essa informação e possam refletir sobre esta realidade que, em muitos casos, está invisível aos olhos da maioria das pessoas. Desejamos que aqueles que estão sofrendo ou conhecem alguém que sofre, por exemplo, com depressão ou dependência química,  saibam onde e como procurar ajuda”, destaca a diretora do DSM, Leila Machado.

Setembro Amarelo

Em Toledo, a programação do Setembro Amarelo já teve três atos: na segunda-feira (5), entrevista dos profissionais do DSM no programa “Papo Franco”, da Rádio União; e na terça-feira (6), reunião com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e capacitação “Dialogando sobre a Prevenção do Suicídio” para acadêmicos de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e de Medicina, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Na próxima semana inicia-se um ciclo de palestras pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Rotary Club – esta marcada para quinta-feira (15). Três dias depois, a ação de maior repercussão: a partir das 15h, o tema “Setembro Amarelo” será o centro das atenções de uma programação intersetorial que terá lugar no Parque Ecológico Diva Paim Barth e da qual participarão o Circo da Alegria, os grupos de capoeira, de dança circular e de apoio (Aconchego, AA, Amor Exigente e Pastoral da Sobriedade). O evento reserva ainda serviços gratuitos de auriculoterapia, exposição de materiais produzidos nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), rodas de conversa com acadêmicos de Psicologia da PUCPR e divulgação do Protocolo Municipal de Prevenção ao Suicídio e Grupo de Apoio ao Luto (ACOLHEdor). “Vários órgãos públicos e entidades da sociedade civil estarão conosco nesta ação na qual nossa equipe estará à disposição da população para prestar todos os esclarecimentos necessários”, comenta Leila.

O Setembro Amarelo segue com capacitação entre os dias 19 e 22 (segunda a quinta-feira) destinada a servidores municipais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Humano e Esporte, bem como a colaboradores de serviços complementares de saúde (hospitais, Ciscopar, 20ª Regional de Saúde, Consamu e Corpo de Bombeiros) e acadêmicos da PUCPR. O evento reserva apresentações culturais e palestras com especialistas sobre temas importantes, como “Sociedade do Desempenho e do Cansaço: os desafios da era digital”, “Envelhecer com Qualidade: saúde mental na terceira idade”, “A dor de quem fica: como acolher” e “Saúde e Bem-Estar: cuidado da Saúde Mental”.

A equipe da DSM marcará presença, no dia 22, na live do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o tema “Amar&Elo: um elo de amor na prevenção ao suicídio”. Estão confirmadas ainda participações destes profissionais em palestras que serão ministradas para professores da rede municipal de ensino (“Dialogando sobre a prevenção do suicídio, entre os dias 26 e 30) e para os idosos atendidos pelos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Pioneira e do Coopagro (“Valorização da vida na terceira idade”, no dia 28). “Suicídio é um assunto muito sério e precisa ser debatido sem preconceitos por todos nós, cabendo ao poder público e a comunidade em geral empreender todos os esforços para prevenir essa tragédia. Afinal, cada vida importa”, salienta a diretora.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.