Toledo realiza mapeamento de serviços que atendem crianças e adolescentes

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) acaba de apresentar o “Mapeamento Setorial das Políticas de Atendimento a Criança e Adolescente no Município de Toledo – PR”, trabalho resultante do estágio da acadêmica de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Julia Bolson Moretto, que contou com a supervisão da diretora de Políticas para Infância e Juventude da pasta, Samara Villas Boas. Por meio desta ferramenta, é possível ver a localização de equipamentos e serviços da administração pública municipal destinados ao público infanto-juvenil mantidos por seis secretarias (Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Assistência Social, Cultura, e Meio Ambiente).

Com isso, profissionais da rede de proteção de crianças e adolescentes e a população em geral poderão saber o endereço, o telefone, o horário de atendimento e o objetivo de cada uma destas estruturas – incluídas as localizadas no interior do município. Esta ação representa um passo importante no sentido de SMDH e Unioeste firmarem parceria que resultará num projeto de extensão que permitirá a atualização constante das informações contidas no mapeamento.

Samara observa a importância estratégica do levantamento para a formulação de políticas públicas para o público infanto-juvenil. “Temos neste mapa a localização geográfica dos equipamentos que compõem o sistema de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes e, a partir da disposição territorial destes, será possível identificar possíveis lacunas e mensurar a efetividade do acesso destas pessoas a bens e serviços públicos”, comenta. “Também é um meio de visualizarmos o que Toledo tem feito em relação a esta questão ao longo dos seus 70 anos. Somos e temos que continuar sendo um município que prioriza ações que asseguram direitos básicos a todos, especialmente daqueles que ainda estão no começo da vida”, salienta.

A diretora destaca o caráter intersetorial da iniciativa. “Esse mapeamento resulta do levantamento de informações que já estavam disponíveis ao público, mas sobretudo da contribuição de cada secretaria envolvida no processo, fornecendo dados para a estagiária acrescentar ao mapa temático que ela desenvolveu no Google Maps, deixando-o bastante completo. Este é um trabalho feito por várias mãos e somos muito gratos a todos que se envolveram nesse processo”, agradece.

A titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, observa que este mapeamento representa um grande avanço em termos de políticas públicas para a infância e adolescência. “Temos um município rico, com um rol de serviços muito grande para a proteção do público infanto-juvenil. Para que estes assegurem os direitos deste público, o mapeamento vem na forma de reflexão, que nos permite avaliar em quais pontos são necessários investimentos maiores do poder público e onde eles já são suficientes”, pontua. “Estamos prestes a comemorar os 70 anos do nosso município e esse levantamento mostra como já avançamos e quanto ainda podemos avançar na construção de uma Toledo que realmente ofereça segurança para nossas crianças e adolescentes”, salienta a secretária.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.