Hospital Regional: empresa protocola atestado de conclusão da obra

Durante a última reunião ordinária semanal para o acompanhamento das ações relacionadas ao Hospital Regional de Toledo, realizada na sexta-feira (23), dois momentos importantes foram anunciados. O primeiro foi a informação de que, na quinta-feira (22), foi protocolado pela empresa responsável o atestado de conclusão da obra. Na sequência, foi entregue ao prefeito Beto Lunitti o edital da cessão onerosa para as entidades interessadas em fazer a gestão da unidade hospitalar. 

Sobre a obra, conforme a arquiteta e coordenadora de Planejamento e Engenharia, Caroline Machado, ainda nesta semana será iniciada a conferência do projeto. “É preciso verificar se tudo que consta no projeto foi executado, se está dentro das especificações previstas no contrato. Após esta etapa, é feito o termo de recebimento provisório e solicitadas correções, caso seja necessária a realização de alguma”. Ainda na reunião, os participantes foram informados que esta é uma das maiores obras já realizadas no município e o processo de verificação pela comissão de fiscalização será minucioso. “Ainda teremos a empresa responsável pela climatização trabalhando, pois este é outro contrato. A conclusão deve acontecer em duas semanas”, acrescentou Carol. 

Sobre o edital de chamamento público para entidades, o termo de referência foi entregue ao prefeito Beto Lunitti durante a reunião. “É um documento construído com muito estudo. Aqui estão previstos os compromissos das entidades que se propuserem a assumir a gestão. Agora ele será encaminhado para os diversos setores, entre eles a Procuradoria, para uma análise ainda mais minuciosa. Podemos ter alguns pequenos ajustes, mas esta será a base para quem for assumir a condução desta unidade hospitalar”, explicou a diretora geral da Secretaria de Saúde, Diane Cassaro.

O encontro semanal para a atualização de diversos setores da administração pública e outros órgãos, entre eles os vereadores e vereadoras, o Conselho Municipal de Saúde (CMS), Observatório Social e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi instituído em abril de 2021 com o objetivo de dar total transparência aos atos relacionados à condução dos trabalhos. O prefeito Beto Lunitti agradeceu ao empenho de todas as pessoas que participaram do processo de acompanhamento da obra e informou que, vencida estas etapas, novas reuniões somente acontecerão de forma extraordinária. “Buscamos envolver toda a comunidade e formamos este colegiado para darmos total transparência aos atos, inclusive com a imprensa presente em diversas ocasiões. Não sonegamos nenhuma informação durante este trabalho”, destacou.

Um dos grupos que esteve sempre presente nos encontros é formado pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dentro da proposta de estágio junto à gestão na Secretaria de Saúde, os estudantes participaram de diversas reuniões. “Nós, antes de participarmos deste processo, junto com o pessoal da Secretaria de Saúde, não tínhamos noção da magnitude deste trabalho. Foi importante para nós, e falo pelos meus colegas, ver como as pessoas envolvidas se empenham e se dedicam para que esse processo chegue o mais breve possível ao seu final”, disse o estudante do 10º período da UFPR, Isaque Silva de Souza.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.