Palestras e blitze marcam a Semana Nacional do Trânsito em Toledo

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), por meio do Departamento de Trânsito (Deptrans), promoveu, entre 17 e 24 de setembro, várias atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, as ações de conscientização e prevenção de acidentes atingiram mais de 5.000 pessoas, seja na forma de audiência para palestras e na condição de condutores abordados em blitze realizadas em vários pontos da cidade.

As palestras foram ministradas para colaboradores da Fiasul, para integrantes do Grupo de Escoteiros Leão Cordeiro e para alunos das escolas Washington Luiz, Adventista e Walmir Grande. Por sua vez, as blitze tiveram lugar na Praça Willy Barth (com participação da Escola Shirley Lorandi e do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte [Sest/Senat]), na Rua Almirante Barroso, e nas avenidas Ministro Cirne Lima e Senador Attílio Fontana – as três com o apoio do Rotary Clube.

O diretor do Deptrans, Roni Padilha, destaca que nenhum acidente no trânsito é aceitável, pois boa parte deles podem ser evitados. “É notório o aumento da preocupação com a segurança viária nos últimos anos, mas ainda há muito o que fazer no sentido de esclarecer que, com o cumprimento das regras, é possível salvar muitas vidas. Com este trabalho, chamamos a atenção da sociedade civil, das entidades, das empresas e da população em geral acerca da imprudência ao volante, que resulta em altos índices de feridos e mortos no trânsito”, pontua.

Roni observa que um dos maiores desafios para a segurança viária diz respeito à educação. “Um  trânsito mais humano e racional está diretamente ligado à conscientização, a mudança de hábitos que reduzem os riscos de acidentes. Estamos falando de coisas bastante simples, como caminhar na calçada, procurar uma faixa para atravessar, esperar sua vez no semáforo, são medidas que podem prevenir atropelamentos de pedestres. Essa lógica vale também para quem está de bicicleta, de motocicleta, no carro de passeio ou em um veículo grande”, observa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.