Campanha contra a poliomielite segue até a próxima sexta-feira

A baixa cobertura vacinal contra a poliomielite fez com o Ministério da Saúde estendesse, até a próxima sexta-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação. Toledo promoveu diversas ações, como a administração do imunizante em estabelecimentos comerciais, parques, entre outros espaços, e atingiu até o momento 70,63% (conforme dados desta terça-feira) do público alvo (crianças de 1 a 4 anos que completaram o esquema vacinal nos primeiros 12 meses de vida). Este percentual representa 5170 crianças vacinadas.

A campanha neste ano começou no início de agosto e deveria ter sido encerrada em 9 de setembro. “Porém, houve uma baixa procura e por este motivo foi preciso estender a mobilização”, explica a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. “Essa mobilização nacional segue até 30 de setembro e queremos ampliar a cobertura, pois a poliomielite está erradicada no Brasil, mas voltou a aparecer em alguns países. É uma patologia grave, que causa danos irreversíveis, e não podemos deixar que ela volte a representar perigo para nossas crianças”.

Gabriela ainda destaca que todos os esforços para que a população tivesse acesso à vacina foram feitos. “Levamos para os mais diversos espaços e as equipes dos Departamentos de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde foram incansáveis para facilitar que a vacina chegasse às pessoas. É preciso agradecer também a imprensa que abriu portas para nós em todos os momentos também”. 

Para quem ainda não vacinou seu filho, a dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, conforme o horário de funcionamento de cada local. “As UBS’s se organizaram para poder atender todo mundo que for até elas para receber a vacina”, concluiu.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.