Muita animação marca a celebração dos 15 anos do CERTI/Coopagro

A sexta-feira (21) foi de festa para os frequentadores do Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Ernesto Dall’óglio (CERTI/Coopagro). O motivo: a comemoração de 15 anos do equipamento que reúne diversas políticas públicas voltadas aos idosos. A celebração, organizada pela Secretaria de Assistência Social (SMAS), teve diversos momentos especiais, como a presença de autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti, e contou com a animação da Banda Gralha Azul. 

Uma das mais animadas com o momento era a Aparecida Maria Bezerra, a Cida Maria, como é mais conhecida. Segundo a frequentadora, o CERTI é uma segunda casa. “Tudo aquilo que é feito aqui, que é realizado em prol da pessoa idosa, é gratificante. Eu sempre estive muito presente aqui e agora ainda mais, já que alcancei a idade de participar de todas as atividades. É tudo de bom, pois as pessoas que estão aqui já trabalharam e agora têm a liberdade de se divertir, de usufruir do que aqui é oferecido, em especial o acolhimento”. 

Da mesma forma que Cida Maria, muitos outros idosos são envolvidos com as atividades oferecidas e têm acesso a serviços nas áreas de Assistência Social e de Saúde. “Eles estão quase que diariamente participando e hoje são os protagonistas deste momento tão especial, inclusive com a presença de idosos do CERTI Wilson Carlos Kuhn, da Vila Pioneiro, que foram convidados para o evento”, comentou a secretária da SMAS, Solange dos Santos Fidelis.

Presente no evento, o prefeito Beto Lunitti também aproveitou o momento de descontração. “É importante participar destes eventos. Eles recarregam nossas energias. Propor políticas públicas que atendam a todos, desde as crianças até nossos idosos, é o mote do nosso governo. Devemos muito a esses cidadãos que já contribuíram muito para o desenvolvimento de Toledo em todos os setores. Essa comemoração é uma forma de demonstrar nossa gratidão e devolver um pouco de tudo que eles já ofereceram para nós”, disse. 

Acesso aos serviços – Nos CERTIs os cidadãos da ‘melhor idade’ têm acesso a serviços nas áreas de Assistência Social e de Saúde. Pela política de Assistência Social é ofertado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através de atividades esportivas e oficinas diversas. Já pela Saúde é possível acessar procedimentos como atendimentos médicos (clínico geral), fisioterapia, enfermagem, hidroterapia e odontologia. Pela Assistência Social são atendidas, em média, 600 pessoas, representando mais de 10 mil atendimentos e/ou participações em atividades coletivas anualmente. 

Já na área da Saúde, são mais de 3 mil procedimentos durante o mesmo período. Para operacionalizar a estrutura, diversos servidores municipais atuam nas funções de auxiliar administrativo, educadoras físicas, assistentes em desenvolvimento social, assistente social, coordenação, auxiliares de serviços gerais (serviço terceirizado), médico, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, odontólogo e auxiliar em saúde bucal.

Em relação à política de Assistência Social, o equipamento também têm um papel importante na proteção social das pessoas idosas, por meio da integração social desta faixa etária, ampliando as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e identidade, fortalecer os vínculos familiares, incentivar a socialização e a convivência, prevenindo a ocorrência de situações de risco e violências. “Além de tudo isso, ele proporciona o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das pessoas idosas para que estas fortaleçam sua autonomia para a vida cotidiana e para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, promovendo o acesso aos seus direitos”, acrescenta a diretora de Proteção Social Básica da SMAS, Camila Perachi.

Outra função importante dos Centros de Revitalização é o fortalecimento dos vínculos afetivos, evitando o isolamento social, o que, segundo Camila Perachi, é um fator de risco bastante presente nesta faixa etária. “Além disso, procuramos inserir as famílias das pessoas idosas, para que estejam presentes no serviço, seja nos eventos e atividades coletivas ou nos atendimentos particularizados, potencializando a família como unidade de referência para a garantia de direitos e a prevenção da ocorrência de situações de risco e violações de direitos. 

Por promover tantas práticas em favor da pessoa idosa, a Secretaria de Assistência Social decidiu que a data não poderia passar em branco. “É um local de acolhida e de encontros de afeto. Ao longo de seus 15 anos, vem contribuindo para a promoção de processos de envelhecimento ativos, saudáveis e autônomos, sendo um espaço reconhecido e validado pelas pessoas idosas do território. Celebrar estes 15 anos é celebrar histórias de vida das pessoas que por aqui passam diariamente, é celebrar a conquista e a garantia dos direitos da população idosa do nosso município”, concluiu Camila. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.