Mais de 500 mulheres, de 13 localidades e distritos de Toledo, participaram nesta quarta-feira do X Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais, evento promovido pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH). O evento, que neste ano foi realizado em São Luiz do Oeste, contou com a presença de autoridades, lideranças de setores ligados ao setor agropecuário e servidores municipais.
A intenção de toda a movimentação era promover a integração, por meio de atividades recreativas e culturais, abordando temáticas relativas à saúde, direitos, agricultura sustentável, participação social e fortalecimento das mulheres trabalhadoras rurais. O evento começou com café da manhã compartilhado e foi formada a frente de honra. Na sequência, aconteceu a gincana entre os distritos. As trabalhadoras almoçaram no local e o período da tarde contou com momento cultural, apresentações dos distritos, apresentação do Projeto Primavera e sorteio de brindes e da próxima comunidade a sediar o evento. Logo após, foi entregue o troféu para a equipe de Sol Nascente, campeã da gincana.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Jeniffer Klein de Lima, o engajamento foi além do esperado. “É um dia de muita alegria, principalmente por ver o ambiente lotado na retomada de um evento após dois anos sem ser realizado por força da pandemia”, disse. Contagiada pela animação das mulheres, a secretária do Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, reforçou o momento de celebração. “Que seja um dia alegre para todos nós. Algo para ficar marcado nos nossos corações e na nossa memória”. Jennifer ainda agradeceu a presença de todas as mulheres trabalhadoras que ajudam a construir a pujança deste território.
Em nome de toda a equipe da SMDH, a coordenadora de Políticas para Mulheres, Adriane Genari, lembrou a importância da retomada do encontro após o período de dois anos sem o evento. “É momento de se abraçar, de conviver, de celebrar. A alegria de vocês transborda e encanta a nossa frente de honra. Desde as primeiras horas nós percebemos esta alegria. Nós começamos a falar sobre este encontro e sobre sua organização no início do ano e eu pensava como seria bom podermos estar juntos novamente, inclusive para trazer a nossa memória aquelas pessoas que não puderam estar conosco”. Adriane ainda agradeceu e reconheceu o esforço de todos os colegas da SMDH.
Autoridades destacam o evento – A cerimônia de abertura resgatou parte da história do evento, iniciado com a trabalhadora rural Hildegardis Campagnollo, liderança da comunidade de Xaxim que teve a iniciativa de buscar a Prefeitura de Toledo, em 2011, para organizar o I Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais. “É um sucesso, porque nossas mulheres do interior são alegres e fantásticas”, disse o representante do Legislativo Municipal, Marcelo Marques, antes de passar a palavra para a vereadora Marly Zanette. “Neste momento, quem precisa falar, é ela”, frisou.
Após resgatar uma parte da história que quem passou a infância e parte da adolescência no campo, a legisladora, destacou a importância de se aproveitar ao máximo o momento. “Vocês são mulheres guerreiras. Tantas coisas marcam a vida da gente e este momento deve ficar na memória de vocês. Após dois anos, temos novamente a oportunidade de celebrar”. O vereador Geraldo Weisheimer também participou da abertura do evento, enquanto a vereadora Olinda Fiorentin e o presidente da Câmara, vereador Leoclides Bisognin, se fizeram presentes no almoço.
Para o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, compartilhar momentos de alegria e reconhecimento é o fator mais preponderante. “Como já disse a vereadora Marly [Zanette], nós somos essa soma de emoções que vem da nossa história, das lembranças de quando nos sentávamos à mesa, dos valores que recebemos, do respeito que aprendemos ao aguardar a oração para podermos nos alimentar. Importa o que ficou, pois foi isso que nos fez o que somos hoje”, frisou.
Já o prefeito Beto Lunitti, parabenizou a todas as mulheres trabalhadoras rurais por promover o crescimento do município. “Se somos grandes, é porque vocês são grandes. Estamos juntos transformando nosso município em uma referência nacional. Hoje é um dia de nos retirar do nosso dia a dia, de refletirmos, para entender que é preciso todos olharmos para o mesmo lado”. Após sua fala, juntamente com a frente de honra, Lunitti declarou aberto oficialmente o encontro.