A quadra poliesportiva da Escola Municipal André Zenere, no Jardim Europa, recebeu, nesta sexta-feira (4), a quarta edição do Sine Itinerante, evento promovido pela diretoria do Departamento de Emprego e Renda de Toledo, da Secretaria de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), cujo objetivo é levar os serviços da Agência do Trabalhador, órgão que integra o Serviço Nacional de Empregos (Sine), a várias regiões do município. Recrutadores de seis grandes empresas (Brasil Foods S/A, Central Pack Embalagens, Copacol, Folks RH, Grupo Muffato e Prati-Donaduzzi) – que estão com mais de 800 vagas abertas para 23 cargos – marcaram presença.
Das 8h às 14h, o espaço recebeu cerca de 150 pessoas interessadas por uma posição no mercado laboral. Como os trabalhadores podiam se candidatar a mais de uma vaga, quase 200 encaminhamentos foram realizados na ocasião.
Quem aproveitou a oportunidade foi Tamires Fernanda de Almeida, que está à procura de um emprego há quatro meses “Já distribui currículos, fiz algumas entrevistas e o Sine Itinerante foi uma oportunidade interessante de buscar vagas em mais de uma empresa no mesmo lugar, perto de casa”, comenta a candidata, que mostrou interesse por vagas oferecidas pela Prati e pela Folks RH..
O supervisor de recrutamento e seleção da Prati-Donaduzzi, Fernando Francisco do Nascimento, entende que o Sine Itinerante contribui para estreitar os laços da indústria farmacêutica com a comunidade toledana. “Temos 250 vagas abertas para diversas funções, do técnico ao operacional. Estamos neste evento porque acreditamos que ele ajuda a difundir, na população em geral, os valores da nossa empresa. Por isso, estamos perto de onde as pessoas moram e queremos ter em nossos quadros aquelas mais comprometidas com o seu futuro e o de sua família, pois, assim, poderão produzir mais e melhor, e, consequentemente, vão evoluir na carreira, aprimorar conhecimentos. Para muitas funções onde há vagas disponíveis não se exige experiência prévia e, nestes casos, o critério para o recrutamento ou não do candidato é vontade de aprender e crescer no âmbito profissional”, destaca.
O diretor do Departamento de Emprego e Renda de Toledo, da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco) e gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza, destaca a importância de estar onde as pessoas moram. “No momento em que as pessoas retiram sua senha, elas preenchem um rápido questionário e, em uma das perguntas, notamos que cerca de 40% dos candidatos nunca recorreram aos serviços oferecidos pela unidade local do Sine”, relata. “Portanto, devemos estar ainda mais próximos da população e a escolha de uma escola para realizarmos este evento contribuiu significativamente para o sucesso desta edição, pois assim conseguimos mobilizar um número maior de pessoas. Há pessoas procurando emprego e empresa precisando preencher postos, e é nosso papel ser a ponte entre ambos, algo em que todos saem ganhando”, avalia.