Primeiros socorros: equipes de serviços de acolhimento participam de curso

Teve início, na tarde da última sexta-feira (4), nas dependências da Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo), curso de primeiros socorros destinado a servidores que atuam em serviços de acolhimento mantidos pela Secretaria de Assistência Social (SMAS). Nas duas primeiras das quatro turmas estavam as equipes das casas-abrigo que recebem crianças e adolescentes que estão sob medidas protetivas por determinação judicial em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

O conteúdo, já compartilhado no fim de agosto com colaboradores de escolas e centros de educação infantil (Cmeis), foi ministrado por acadêmicos de Medicina do câmpus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa faz parte de um projeto que resulta da parceria entre o governo municipal e a Liga de Pediatria da instituição de ensino superior.

Na ocasião, foram ensinados procedimentos de primeiros socorros em situações de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (engasgos), parada cardiorrespiratória e parada respiratória. Os futuros médicos também mostraram qual deve ser a postura quando alguém apresenta sintomas típicos de virose e demais doenças infectocontagiosas.

A secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, destaca a importância de saber o que fazer em situações de iminente risco à vida. “A exemplo do que já foi feito na Educação, esta capacitação visa à orientação dos servidores da Assistência Social quanto ao primeiro atendimento em situações de urgência e emergência. A forma como uma ocorrência destas é abordada e conduzida, mesmo pelas pessoas que são leigas em saúde, pode modificar os desfechos, ou seja, pode de fato salvar uma vida. Por tudo isso, afirmo que estão sendo difundindo conhecimentos muito importantes, principalmente quando se trata de crianças. Tem sido uma experiência muito boa e pretendemos transformá-la em capacitação contínua”, comenta.

A titular da SMAS, Solange Silva dos Santos Fidelis, destaca que a pasta tem a intenção de fazer chegar este conteúdo a todos os seus servidores. “Começamos o curso pelas equipes das casas-abrigo, mas os servidores que trabalham outros serviços de alta complexidade, como a Residência Inclusiva e a Casa de Passagem, também terão acesso a este curso, que apresenta um conhecimento fundamental para lidar com situações-limite, capacitando-os aos primeiros socorros enquanto aguardam a chegada de uma equipe de emergência. Por trabalharem em espaços onde as pessoas permanecem por mais tempo, focamos agora nos serviços de acolhimento, mas queremos que toda a nossa equipe possa em breve participar desta capacitação”, observa a secretária.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.