8º Veterinário Mirim: alunos do CMEI Angela Neolete Wessel recebem certificados

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ângela Neolete Wessel, no Jardim Pancera, recebeu, na manhã desta terça-feira (8), a entrega de 18 certificados de conclusão a alunos do Maternal II que participaram da oitava edição do Veterinário Mirim, programa executado pelas secretarias da Educação (Smed) e do Meio Ambiente (SMMA) que tem o objetivo de informar alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados que cães e gatos merecem e precisam receber de forma a evitar abandonos e maus-tratos. Na tarde desta quarta (9), outros 18 alunos deste estabelecimento e mais 36 alunos do Cmei Gabriela Kauani Hach (Jardim Carelli) receberão seus certificados.

Os dois estabelecimentos são os pontos de partida para o 8º Veterinário Mirim, que teve início no segundo semestre deste ano e pretende chegar a toda a rede municipal de ensino em 2023. A proposta pedagógica do programa é dividida em duas etapas: a primeira, com videoaulas ministradas pelas médicas veterinárias Maria Cecília de Lima Rorig, docente do câmpus Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Julia Orlando Heiss, coordenadora do Programa de Defesa e Proteção Animal da SMMA; e a segunda, com sugestões de atividades para os professores ministrarem com seus alunos em sala de aula.

O ponto alto da solenidade de entrega de certificados foi a visita de dois cães muito queridos pelas crianças toledanas: o personagem Tchutchucão, figura frequente em eventos promovidos pela SMMA, e a golden retriever Dolly, agente aposentada do K9, canil da Guarda Municipal de Toledo. Sob o comando do seu tutor, o agente Edvaldo Eberhardt, ela apresentou vários truques às crianças (sentar, deitar, caminhar lado a lado, latir e fingir-se de morta) e, em seguida, elas puderam acariciá-la.

A gestora municipal de educação ambiental da SMMA e da Smed, Caroline Recalcatti, destacou a importância desta interação para a formação dos alunos que participaram do 8º Veterinário Mirim. “A maioria destes alunos têm um ou mais animais de estimação em casa e é importante que eles saibam o que fazer e orientar os demais familiares a cuidarem bem do seu pet. Seja não permitindo abandonos ou situações de maus-tratos, oferecendo para ele água, comida, remédio, vacina e muito amor”, destaca. 

A coordenadora do Programa de Defesa e Proteção Animal da SMMA, presente ao evento de entrega de certificados, entende que o Veterinário Mirim é uma semente de conscientização que se planta no coração das crianças. “Ações de educação ambiental como esta preparam, para um futuro próximo, uma cidade com mais qualidade de vida para todos, inclusive para os animais. Para atingirmos este objetivo, é muito mais fácil mudar o pensamento das crianças que o dos adultos. Em breve, elas vão crescer com uma visão muito melhor a respeito dos cuidados que os pets devem receber”, pontua Julia.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.