Saúde na Estrada: Toledo recebe carreta com serviços dedicados a caminhoneiros

Toledo recebeu nesta quinta-feira (10) a carreta do Saúde na Estrada, programa da RodoRede/Postos Ipiranga que disponibiliza serviços de saúde preventiva para o público masculino, especialmente os caminhoneiros. A iniciativa, promovida durante todo o dia no Posto Estradão (no acesso ao distrito de São Luiz do Oeste), contou com importantes parceiros, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – que cedeu servidores para aplicação de vacinas (Covid-19, febre amarela, tétano, tríplice viral, entre outras) – e o Colégio Estadual Dario Vellozo, que disponibilizou professores e estudantes do curso de Técnico em Enfermagem para realizar diversos procedimentos.

E a lista de serviços oferecidos não é pequena: no mesmo espaço e em poucos minutos, os profissionais da estrada puderam aferir a pressão arterial, a oximetria e o índice de glicemia no sangue, fazer exame de acuidade visual e bioimpedância, atualizar a carteirinha de vacinação, realizar testes rápidos (para HIV, sífilis e hepatites B e C) e assistir palestra sobre segurança no trânsito ministrada por policiais. Além disso, havia poltronas de massagem para os motoristas relaxarem.

Entre os beneficiados estava Felipe Hones, de Cascavel. “Estou na estrada direto e não tenho muito tempo para cuidar da saúde. Tinha carga para entregar aqui por perto e resolvi passar aqui e aproveitar a oportunidade. Felizmente, os exames não mostraram nenhuma alteração, o que dá uma tranquilidade maior para seguirmos adiante”, comenta. “É importante que o pessoal que vive no trecho tenha este cuidado, pois não faz sentido ficar dias fora de casa para ganhar dinheiro e não ter saúde para desfrutar daquilo que ele pode comprar”, avalia o caminhoneiro, de 26 anos de idade.

O Saúde na Estrada é promovido desde 2007, mas estava sem ser realizado desde 2020 em função da pandemia do novo coronavírus. A carreta do programa percorre o Brasil inteiro durante todas as épocas do ano – ontem (9) esteve em Marechal Cândido Rondon e amanhã (11) chega a Cascavel. “Ao final do procedimento, o caminhoneiro recebe uma ficha com as informações de todos os exames que realizou aqui e, caso eles demonstrem alguma alteração, eles podem apresentar este papel na unidade de saúde mais próxima de casa e, da cidade de origem, podem iniciar o tratamento que o médico prescrever”, explica a supervisor do estágio do curso de técnico em enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo, Eliete Adriani Pause.

O  coordenador do projeto, Ronnie Bressiani, explica que a escolha de Toledo para sediar uma das etapas do Saúde na Estrada se dá devido à importância do município para a economia regional, sendo um importante entroncamento por onde passam milhares de caminhões diariamente. “Nosso evento tem como premissa cuidar dos caminhoneiros e das comunidades em torno dos postos da RodoRede. Aqui calhou de acontecer justo durante o Novembro Azul, uma campanha que, a exemplo do que fazemos, promove ações de saúde preventiva junto ao público masculino”.

No âmbito do governo municipal, a SMS está coordenando uma programação descentralizada para o Novembro Azul, com vários serviços sendo oferecidos em 17 unidades de saúde (12 na cidade e cinco no interior) – confira aqui a programação completa. “Este é um mês voltado à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata e demais agravos frequentes na saúde do homem. As unidades de saúde organizaram horários exclusivos para realizarmos atendimentos exclusivos para os homens, uma oportunidade para eles serem beneficiados por serviços como atualização da carteirinha vacinal, testes rápidos, orientações e consultas médicas ou odontológicas”, detalha. “Dessa forma, pedimos que eles procurem a unidade de saúde mais próxima para realizar o agendamento desse atendimento ou até mesmo verificar quais ações serão realizadas ali”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica da pasta, Tatiane Veiga Rodrigues.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.