A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou a entrega, na quarta-feira (09), de certificados para 141 professores e professoras formados pelo EduGestor. A cerimônia aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal Alcides Donin. A formação foi proporcionada pelo município, pois agora é obrigatória uma avaliação para os profissionais que pretendem concorrer nas eleições para diretoria de escolas e centros municipais de educação infantil (CMEI’s). A determinação consta na Lei Federal nº 14.113/2020.
A secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, explicou que, conforme o Artigo 14 da nova legislação, o provimento do cargo ou função de gestor escolar (direção) deve ser feito de acordo com critérios técnicos ou a partir de escolha realizada com a participação da comunidade escolar, porém os candidatos devem estar aprovados previamente em avaliação de mérito e desempenho. “Poderíamos ter apenas aplicado uma prova, porém optamos em realizar um curso preparatório”, disse. O programa de formação foi baseado na necessidade de construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação.
Presente no ato, o prefeito Beto Lunitti destacou o encantamento pela Educação e que a atual gestão está promovendo diversos avanços, em especial na criação de um ecossistema inovador, aplicando tecnologias educacionais e incentivando os professores e professoras a buscarem formações. “Temos criado diversas frentes com o intuito de ampliar os conhecimentos para que nossas crianças sejam bem atendidas”.
Beto também destacou a melhoria das estruturas, com reformas e intervenções em diversas escolas, investimentos em equipamentos para melhorar a conectividade para o Aluno Conectado, além do Professor Pesquisador, programa que tramita na Câmara de Vereadores e que vai proporcionar aos professores interessados condições para titulações. “Estamos fazendo, pois vocês são nossa maior riqueza e precisamos nos qualificar cada dia mais, para que nossas crianças também saiam da escola preparadas para os novos desafios”, concluiu.
Próximas eleições – As eleições para as diretorias das 36 escolas e dos 30 centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Toledo acontecerão no dia 29 de novembro. Os interessados em concorrer a vaga tem até quarta-feira (16), às 17h, para protocolar sua candidatura na Prefeitura de Toledo. Poderão votar todos os profissionais das unidades educacionais – escola ou Cmei – e um responsável legal por aluno. Se a escola ou Cmei não tiver candidato, será feita a indicação pela administração municipal, seguindo os critérios estabelecidos pela legislação municipal.