“Eles atravessaram o mundo com uma mala e a esperança de uma vida melhor. Cerca de 12 mil refugiados imigrantes residem na região Oeste do Paraná. Além do desafio do idioma e diferenças culturais, eles enfrentam o desafio de recomeçar a vida em outro país. No Oeste do Estado, cooperativas estão ajudando neste recomeço.” Essa é a fala que inicia a reportagem da jornalista Edna Nunes veiculada na rádio União de Toledo sobre a ação que marcou o Dia de Cooperar 2022 em Toledo. Com o título “Dia do Cooperativismo traz esperanças e oportunidades de recomeço para imigrantes e refugiados na região Oeste”, a reportagem foi a vencedora do Prêmio Ocepar de Jornalismo, um dos mais importantes prêmios do segmento no Estado.
Em aproximadamente sete minutos da reportagem, Edna mostra como a união das cooperativas de Toledo participantes do Dia C impactam a vida dos imigrantes acolhidos pela Embaixada Solidária. Ela entrevista o presidente da Uniprime Pioneira, Dr. Orley Campagnolo – cooperativa que liderou a ação deste ano – , voluntários e imigrantes da Embaixada. Um dos pontos mais emocionantes da reportagem, foi quando Edna entrevistou Gabriel, filho de uma imigrante do Haiti. “Eu estou aqui na Embaixada brincando com meus amigos e minha mãe está aprendendo a costurar e eu fico aqui com ela. A vida no Haiti era muito ruim, tinha muita violência e por isso viemos para o Brasil para ter uma vida melhor”, descreveu o pequeno.
Para Edna, a história dos novos imigrantes a emociona desde o primeiro segundo. “Eu tenho dedicado a minha vida na construção de melhores condições aos refugiados e a solidariedade das cooperativas na realização do Dia C foi algo sem explicação. O primeiro prêmio foi participar daquele momento que reuniu brasileiros e imigrantes na construção de um mundo melhor”, disse a jornalista.
Segundo ela, a intenção da matéria foi de divulgar a iniciativa, mas não imaginava que ela impactaria de outras formas. “Quando eu a ouvi no ar, chorei emocionada. Não era exatamente pela beleza, mas pela verdade e pela esperança que aquela iniciativa trouxe para milhares de pessoas. Veio a decisão de inscrevê-la no prêmio Ocepar, um sonho para qualquer profissional de comunicação. Recebi o resultado em lágrimas novamente. Uma maneira de devolver o carinho e o prestígio para o setor cooperativista que fez uma entrega linda e histórica para a causa”
O valor do prêmio foi doado para o Projeto Mundo em Retalhos, narrado na reportagem.
O legado Dia C 2022
O Dia de Cooperar 2022 foi celebrado em Toledo em uma ação cultural realizada no principal ponto turístico da cidade, o Parque Ecológico Diva Paim Barth no dia 02 de julho. Lá, as cooperativas promotoras e parceiros se reuniram em uma programação que buscou reforçar a importância da presença da população imigrante na cidade. Além disso, o movimento irá se materializar na ampliação física da sede da Embaixada Solidária, entidade que promove a inclusão social de novos imigrantes em Toledo. O espaço será utilizado para promover cursos e treinamentos à essa população que chegou ao Brasil em busca de uma vida mais digna e próspera.