A conexão com a natureza e o respeito com o meio ambiente foram plantados na infância. Quando criança, na educação infantil, o colaborador da Uniprime Pioneira Rony Willian participou de um programa municipal que estimulava a consciência ambiental e o papel do cidadão. Recentemente, já pós-graduado, ele retomou esse aprendizado e colocou em prática o seu papel de cidadão ambiental. “Foi uma experiência incrível! Resgatei minhas memórias e fiz algo a mais pelo meio ambiente”, descreveu.
Ele fez parte do grupo de colaboradores da cooperativa que plantou, junto de alunos do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, 80 mudas de árvores nativas na região do Parque do Povo. A área escolhida está dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Hoffmann. Com a orientação do engenheiro florestal André Angonese, o grupo plantou 20 mudas de araucárias e 60 mudas de árvores como uvaia, guajuvira, guabiroba e jaboticaba, todas nativas da região e que ajudarão a reflorestar a Reserva.
Segundo a gestora de Projetos e Eventos da Uniprime Pioneira, Patrícia Donato, a ação foi realizada em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em setembro, mas, em decorrência das chuvas do período, realizada em novembro. “O plantio reflete também a conscientização das pessoas sobre a riqueza da árvore, tão importante para a vida de todos os seres vivos. As árvores preservam a qualidade do solo, previnem a erosão, reduzem o ruído e os ventos, mantêm o ar úmido e as chuvas regulares e são base para uma grande diversidade de produtos, como remédios, chás, madeira além de nos fornecer flores e frutos. O Dia da Árvore não podia passar em branco”, afirmou.
E não passou. “Foi muito bom colocar a mão na terra, sentir onde é o início de tudo. E mais emocionante ainda foi poder fazer isso com crianças, transmitindo a elas a importância da preservação ambiental e o papel que todos temos para um mundo melhor”, finalizou Rony.