Balanço de ações contra a dengue é apresentado em reunião de comitê

Durante o encontro, ocorrido na tarde de terça (13), membros do grupo de trabalho debateram meios para fortalecer ações de prevenção ao Aedes aegypti

O Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo realizou, na tarde de terça-feira (13), no Centro Municipal de Controle de Endemias, a quarta reunião do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo. Na ocasião, representantes dos órgãos públicos, entidades da e empresas que compõem o grupo de trabalho acompanharam o balanço das atividades de combate ao Aedes aegypti em 2022.

A reunião foi iniciada com a apresentação dos dados do boletim da dengue em Toledo. Desde o início do ano epidemiológico, em 1º de agosto, o município registrou 177 notificações (pessoas atendidas com sintomas suspeitos da doença) e em 6 houve confirmação (cinco autóctones e um importado). “Não estamos tranquilos com estes números, pois, em outros anos, nesta mesma época, não tínhamos um número tão alto de casos como agora. Contudo, percebo que nosso trabalho caminha na direção certa, sendo espelho para outros municípios da região onde já se registrou até óbitos em virtude da dengue”, relata a coordenadora do setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König.

Lilian, que também é secretária do Comitê, também falou das ações de combate ao Aedes aegypti realizadas em parceria com demais setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outros setores da administração municipal e organizações que possuem representantes no grupo de trabalho. Entre elas, a maior interação com as equipes das unidades básicas de saúde (UBS); o projeto “ACEs [agentes de combate a endemias] nas Escolas para estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino, com aulas mensais de 1 hora”; acompanhamento, via Atenção Básica e Saúde Mental, de 12 acumuladores; manejo de inseticida por meio de bomba costal; palestras sobre diversos assuntos relacionados a saúde e bem-estar ministradas por professores e alunos do curso de técnico em enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo para os ACEs; apoio logístico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em diversas atividades, como os ecopontos itinerantes; e participação da 1ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).

Para encerrar sua fala, a coordenadora agradeceu o empenho dos membros do comitê nestas ações. “Se hoje as ações do nosso setor têm mais visibilidade, devemos muito ao Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo. A presença de diversos atores da sociedade civil e do poder público neste grupo valida e valoriza o nosso trabalho, que não é nada fácil, pois temos 105 ACEs para visitar periodicamente 82 mil domicílios”, observa.

A secretária da saúde e presidente do comitê, Gabriela Kucharski, destacou o trabalho que tem sido realizado pelo Controle e Combate às Endemias desde janeiro de 2021. “Desde quando assumimos, nossos planos para este setor sempre foi o de resgatar sua vocação natural que é de trabalhar com a prevenção de todas as doenças relacionadas ao setor de endemias, em especial a dengue em Toledo, e para isso, organizando o setor, otimizando contratações, aproximando-o da gestão e valorizando os agentes que temos em nossos quadros. Passaram-se quase dois anos e afirmo, sem medo de errar, que cumprimos satisfatoriamente este objeitvo”, avalia.

O secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, colocou-se à disposição das demandas do comitê, do qual é vice-presidente. “Sempre que for possível, nossa equipe vai auxiliar vocês tanto na questão do combate à dengue quanto em outras, como no aparecimento de escorpiões-amarelos [Tityus serrulatus], situação que já saiu do controle em muitos municípios, mas que, por aqui, ainda está sendo feito o manejo para impedir a proliferação destes animais peçonhentos”, comenta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.