Quatro projetos executados direta ou indiretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Toledo, ficaram em evidência na 3ª Mostra do SUS que Cuida e Defende a Vida realizada nesta quinta-feira (15) no auditório do câmpus local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ao todo, 15 trabalhos realizados por municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde foram apresentados durante o evento, que foi promovido com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e 20º Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems/Toledo).
A primeira das cinco experiências exitosas de Toledo selecionadas pela organização do evento (uma não foi apresentada) começou pela explanação da enfermeira Jéssica Martins Valter Vicentin sobre a implantação e os serviços oferecidos pela Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (Emad), como a oxigenoterapia para pacientes em processo de desospitalização. Logo após, o médico Edvaldo Lisboa Santos falou sobre “Crocheterapia: estratégia para trabalhos em grupos na atenção primária”.
A acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Toledo), Daniele Larissa Rodrigues de Souza, falou sobre a capacitação em urgências e emergências pediátricas ministrada para profissionais que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e serviços de acolhimento do município. A atividade é uma parceria da Liga de Pediatria da instituição de ensino superior com a SMS e as secretarias municipais de Educação (Smed) e Assistência Social (SMAS).
Em sua apresentação, a coordenadora geral em Saúde da SMS, Raquel Wammes Schwab, discorreu sobre o “Saúde na Hora”, programa do Ministério da Saúde ao qual Toledo aderiu com duas unidades de saúde (Cosmos e Europa), que atendem a população em horário ampliado. Antes das apresentações, o médico Julio Fabris foi homenageado pelos organizadores do evento em face aos relevantes serviços prestados à frente da direção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes.
A secretária da Saúde, Gabriela Kucharski, participou do evento e saiu de lá bastante orgulhosa. “Nesses momentos de confraternização e de compartilhamento de experiências, conseguimos mostrar todo o trabalho que desenvolvemos, pois muitas vezes ficamos envolvidos com as demandas do dia a dia e não conseguimos enxergar todas as coisas boas feitas por nossa equipe. Estes quatro projetos são só uma pequena parte do que a Secretaria Municipal de Saúde realiza e a participação deles nesta mostra foi uma oportunidade para lhes dar o devido reconhecimento”, avalia. “Saí de lá muito feliz, pois todos os trabalhos foram bastante elogiados e aplaudidos tanto do ponto de vista do planejamento quanto da execução. São verdadeiramente experiências exitosas, pois foram conduzidas por servidores comprometidos com a ampliação do acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde e qualidade de vida aos usuários”, relata.