Infraestrutura e Serviços Públicos são tema do “Papo de Gabinete”

Durante live transmitida pela página da Prefeitura de Toledo no Facebook, secretário Maicon Stuani apresentou ações na área em conversa com o prefeito Beto Lunitti

As principais ações executadas pela Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos foram o tema do “Papo de Gabinete”, série de transmissões ao vivo com representantes do secretariado municipal comandada pelo prefeito Beto Lunitti e exibida pela página da Prefeitura de Toledo no Facebook. A live com o titular da pasta, Maicon Bruno Stuani, foi ao ar no fim da tarde desta segunda-feira (26) e apresentou um panorama sobre as principais intervenções realizadas na cidade e no interior.

O primeiro tema da conversa foi o alcance do Programa de Atendimento ao Produtor (PAP), que já completou um ciclo de intervenções nas 12 regiões do interior e agora está na segunda fase. “Alguns meses atrás houve um grande volume de chuvas e registramos poucos casos de atolamentos. Isso demonstra o sucesso desta ação, que demorou um pouco mais que o previsto inicialmente em razão das dificuldades ocasionadas pela estiagem do fim do ano passado, mas também porque decidimos elevar os passadores em alguns trechos, permitindo um melhor deságue das águas pluviais. Com isso, a estrada fica um tempo maior sem precisar de reparos, gerando mais economia e menos aborrecimentos”, pontua Stuani. “Este trabalho vem acompanhado de outros projetos que já são realizados pelo governo municipal, como os carregamentos de pedra britada, as escavações para açudes da piscicultura e as terraplanagens para aviários e chiqueirões. Enfim, são situações em que o produtor rural pode contar conosco, seja na estiagem ou na chuvarada. Por falar em seca, também auxiliamos de forma pontual as propriedades onde há queima da bomba que puxa água dos poços artesianos e nas comunidades em que esta faltou. Seguimos investindo no nosso interior, pois sabemos que todo este esforço será recompensado com safras que batem sucessivos recordes”, destaca Lunitti.

Falando ainda em infraestrutura rural, o prefeito tratou do asfaltamento de mais 20 quilômetros de estradas rurais do municípios (totalizando quase 400 km), sendo que 5 referem-se ao trecho entre os distritos de Dez de Maio e Dois Irmãos, demanda antiga das comunidades. “Apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, esta obra já está pronta e liberada para o tráfego. Também está havendo todo um trabalho na recuperação das vias vicinais que já tinham asfalto e precisam de reparo, bem como no alargamento de pontes. Nos casos em que estas ainda são de madeira, estão sendo construídas outras, de concreto, no lugar”, comenta Lunitti. “Temos uma estrutura ampla, mas, em certas situações, precisamos terceirizar os serviços para dar conta de toda a demanda. Só neste ano foram desembolsados cerca de R$ 600 mil em pagamentos de horas-máquina para terceiros. Somando todos os investimentos, ultrapassamos a marca de R$ 40 milhões”, informa o secretário.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.