A fila de espera de pacientes de Toledo que aguardavam uma consulta, exame ou procedimento especializado solicitados na rede básica e pelos demais serviços de saúde do município até 2020, em alguns casos, passava de sete anos. Em 2021 a Rede de Atenção Especializada do Município, departamento pertencente à Secretaria de Saúde (SMS), iniciou os Mutirões das Especialidades, ações que tinham como objetivo diminuir e até zerar as longas filas de espera.
No final daquele ano foi constatado que as ações resultaram em mais de 16 mil agendamentos extras nas especialidades. O resultado foi tão positivo na Central de Especialidades que, em 2022, a experiência foi repetida resultando em mais de 25 mil agendamentos de consultas, exames e procedimentos, tanto para atendimento na sede da Central de Especialidades (UBS Paulista), no Ciscopar e clínicas credenciadas ao Consórcio. R$2 milhões provenientes de recursos próprios do Município foram destinados para essas ações nestes dois anos.
“Algo que podemos destacar nessas ações é a grande evolução no quesito tempo de espera. Ao compararmos o tempo de espera no começo de 2021 para o tempo de espera atual de 2023, podemos facilmente identificar que hoje, o usuário do SUS realmente possui acesso mais rápido às especialidades, o que melhora sua qualidade de vida, visto que, obtendo diagnóstico e tratamento em menor tempo, possui maiores chances de cura, de estabilização, evita-se agravos na saúde do paciente, muitas vezes impedindo de evoluir para indicações cirúrgicas e outros tipos de complicações”, aponta a diretora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Katheli Mayumi Hino do Nascimento.
Além disso, a contratação de profissionais auxiliou para a redução das filas de espera. “Cardiologista, por exemplo, fizemos a reposição de um profissional e a Gestão Municipal autorizou a contratação extra de outro cardiologista em função da alta demanda que tínhamos nessa área. Outro profissional, que está atendendo uma alta demanda após sua contratação, é a médica vascular. Em 2021 o tempo de espera na fila para esta especialidade chegava a quase cinco anos, e agora está em 10 meses. A previsão é zerar essa fila em 2023”, informou a diretora.
Ela disse ainda que o envolvimento da equipe da Central de Especialidades, tanto os administrativos que fazem os agendamentos, quanto os demais profissionais de saúde que realizam os atendimentos foi fundamental para o resultado obtido. Nesses dois anos, os servidores da Central de Especialidades trabalharam horas adicionais todos os meses para reduzir o tempo de espera da população nas filas para consultas e exames. Outro parceiro foi a UFPR que, com seus especialistas e acadêmicos de Medicina ofereceram consultas junto à Central de Especialidades.
Desafios – um novo espaço para melhor acomodar as pessoas e ampliar as possibilidades de atendimentos, inclusive de parcerias com universidades para manter estratégias de estabilidade da demanda pelos serviços especializados. O primeiro passo já foi dado, o local já foi providenciado e está em fase de finalizar reformas, em seguida a instalação de mobiliário e equipamentos. A previsão é que até o mês de março a nova sede já esteja em funcionamento.
Mutirão de Especialidades 2023 – No próximo sábado (28) tem início aos mutirões de 2023 na UBS Paulista, das 7h30 às 17h para cardiologia, endocrinologia, vascular, dermatologia, neuropediatria e pequenas cirurgias. São pacientes previamente agendados que já receberam suas guias pelas unidades de saúde. É importante não faltar neste dia, bem como seguir as orientações médicas para cada situação. Além disso, a equipe administrativa estará recebendo os pacientes com cirurgias programadas para retirarem exames pré-operatórios e receberem orientações sobre a campanha Opera Paraná.