As tarefas da representação parlamentar e política do Oeste e do Paraná

Foto Divulgação

Entre os grandes desafios do 7º mandato de deputado federal, no qual fomos empossados formalmente nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, está o resgate da representação parlamentar e/ou política de Toledo, do Oeste do Estado e do Paraná, na Câmara dos Deputados e Congresso Nacional.

Esse compromisso, por sinal, abrange diversas outras tarefas e/ou responsabilidades, entre as quais destacam-se os deveres constitucionais de legislar e fiscalizar a destinação de recursos públicos federais e o atendimento de anseios e necessidades da população que nos confiou a sua representação no legislativo nacional, pelos próximos quatro anos.

Estamos, portanto, reassumindo publicamente o compromisso de defender o agronegócio e o municipalismo, buscando apoio do poder público para a produção de alimentos e matérias-primas fundamentais à sobrevivência e bem-estar dos brasileiros, abastecimento do mercado nacional e expansão das exportações, garantindo superávits à balança comercial e recursos para investimentos no desenvolvimento econômico e social do País.

Da mesma forma, buscar recursos federais, através de programas governamentais, encaminhamento de projetos e reivindicações e apresentação de emendas parlamentares, para a execução de obras e prestação de serviços essenciais nos municípios. Prioritariamente nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte, lazer e infraestrutura, especialmente mobilidade urbana, pois se tratam de setores fundamentais à sobrevivência e melhoria qualidade de vida da população, especialmente das famílias de menor renda.

Como todos sabemos, as pessoas residem nos municípios e dependem de infraestrutura e serviços oferecidos pelas prefeituras para dispor de moradia segura e confortável, trabalho com renda suficiente à sua e subsistência da família e educação de qualidade para os filhos. Da mesma forma, atendimento eficiente e ágil em unidades básicas de saúde e hospitais, alternativas de lazer, esporte e cultura, mobilidade urbana, com pavimentação de ruas e avenidas, passeios públicos de qualidade e praças e parques destinados ao bem-estar dos jovens, adultos, idosos e crianças e a preservação dos recursos naturais e consciência ambiental.    

         Diante dessa realidade, nos caberá retomar o atendimento permanente de aspirações de prefeitos, vereadores e lideranças, seja em reuniões em nossos gabinetes em Brasília ou em Toledo e/ou visitas regulares aos municípios. Assim, receberemos reivindicações e sugestões de autoridades municipais, manteremos diálogos com a população, acompanharemos a execução de obras e prestação de serviços e confirmaremos pessoalmente carências e dificuldades enfrentadas pelos cidadãos e suas famílias, por deficiências do poder público. 

         Nas tarefas de legislar e fiscalizar o Executivo Federal, vamos cobrar e acompanhar o cumprimento de promessas de campanha, entre as quais a ampliação do Programa Bolsa Família; combate ao desemprego, miséria e à fome; incentivo à agricultura familiar e distribuição de alimentos aos mais pobres; valorização do salário mínimo; e geração de empregos. Igualmente a retomada de obras paralisadas; combate à inflação; retomada investimentos em infraestrutura e habitação; redução de tributos sobre consumo; e renegociação de dívidas de famílias e pequenas e médias empresas; entre outras medidas equivalentes e/ou similares.

*O autor é deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.