Colégio do Jardim Porto Alegre recebe encontro do Núcleo ODS de Toledo

Grupo conheceu os projetos realizados pelos anfitriões e iniciou o planejamento das ações prevista para serem realizadas durante o ano de 2023

Integrantes do Núcleo de Desenvolvimento dos Objetivos Sustentável (Núcleo ODS) de Toledo realizaram seu primeiro encontro do ano nesta quinta-feira (16). Cada mês uma instituição integrante sedia os trabalhos. Desta vez o Núcleo Regional de Educação (NRE) foi o anfitrião e recebeu os conselheiros no Colégio Estadual do Jardim Porto Alegre. As professoras do NRE e do colégio apresentaram os projetos da instituição. O destaque ficou para os trabalhos realizados pelo Clube de Ciências do colégio, em média, são 40 projetos de pesquisa por ano desenvolvidos pelos alunos. 

Os conselheiros ODS puderam conhecer as colmeias de abelhas instaladas nos corredores do colégio, o orquidário e a criação de mudas de orquídeas cultivadas sob a supervisão da professora Dionéia Schauren. Também foram apresentados os jardins, o lago artificial, a criação de peixes, todos elaborados e cuidados pelos próprios alunos. 

A ocasião também foi oportuna para a avaliação dos trabalhos realizados em 2022, que envolvem a participação voluntária em oficinas de recuperação de nascentes, plantio e manejo de mudas, Dia Sem Celular, Seminário de Arborização, formações online e presencial. “Não podemos avançar sem olhar para o que fizemos e avaliar a importância de cada atividade, bem como discutir as possibilidades de melhorar em cada aspecto”, sinalizou o coordenador do Núcleo ODS, Dielson Kleber Pickler. 

“Conseguimos reunir um grupo qualitativo formado por voluntários que estão inseridos em organizações públicas e privadas de nosso município, ambos com a mesma finalidade, tornar o mundo um lugar melhor. Nesse sentido, buscamos pensar globalmente, mas agir localmente, valorizando cada pequena ação. O ODS 17 fala de parcerias, quando fazemos algo isoladamente causamos um determinado impacto, mas quando nos juntamos tudo muda, as ações são mais eficazes e duradouras”, complementa Pickler. 

“O Núcleo ODS nos oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a comunidade onde estamos inseridos e as grandes possibilidades de parceria, onde cada instituição pode contribuir um pouquinho para o ganho de todos! Foi uma manhã muito  proveitosa onde pude conhecer o lindo trabalho do Colégio do Jardim Porto Alegre. Também um momento de reflexão sobre as nossas práticas em prol da comunidade, do ambiente que estamos inseridos e a busca constante de melhoria”, avaliou a técnica de Educação em Saúde do Sesc de Toledo, Georgett Zancanaro. 

Anfitrião – O Núcleo Regional de Educação de Toledo buscou demonstrar ao grupo algumas ações na área da Educação Ambiental realizadas pelo Colégio Estadual Jardim Porto Alegre que desenvolve o projeto “Cientistas do Jardim”. A técnica responsável pela Educação Ambiental do NRE, Cristina Barcaro München,  disse que “o objetivo foi demonstrar que nossas instituições de ensino são muito representativas, que as articulações realizadas por esta instituição atingem muitas crianças e jovens em processo de formação”.

A apresentação dos trabalhos demonstraram não somente os avanços no que tange às questões ambientais, mas também, os resultados nas áreas sociais, em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abrangem não somente as questões ambientais, como as relações com a saúde, a igualdade de gênero, a diminuição das desigualdades.

“Foi muito instigante poder mostrar ao grupo o trabalho do Jardim Porto Alegre e que pode servir de exemplo para uma sociedade mais saudável e sustentável”, finaliza Cristina.

Parcerias – Entre as organizações que fazem parte do Núcleo ODS Toledo estão: Núcleo Regional de Educação, Sicredi, Sesc, Prati Donaduzzi, MA Máquinas, Acit, Sanepar, Unioeste, Igreja Evangélica Livre, Centro da Juventude, secretarias de Meio Ambiente, Educação, de Esportes e Lazer, Cultura, Segurança e Mobilidade Social, Saúde e Funtec. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.