NEP/SUAS trará melhorias para o processo de formação dos trabalhadores do SUAS

Prefeito assina Portaria Nº 136/2023 que institui o Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social de Toledo

Dentro das propostas de capacitação dos profissionais e equipes que atuam diretamente com a política pública do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi criado o  Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social de Toledo (NEP/SUAS). A Portaria Nº 136/2023 que institui o Núcleo foi assinada pelo prefeito Beto Lunitti na última sexta-feira (24) durante encontro dos profissionais da Secretaria de Assistência Social (SMAS) e publicada no Órgão Oficial Eletrônico desta segunda-feira (27).

“A educação permanente é um eixo importante para organização e planejamento da SMAS na formação dos trabalhadores do SUAS, isso contribui na formação e atualização das equipes e, por consequência, na qualidade da oferta do atendimento à população”, explicou a secretária da pasta, Solange Fidelis. 

Entre as diversas atribuições do NEP/SUAS está o de promover a interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação das Políticas de Educação Permanente do SUAS, visando à oferta de ações de formação e qualificação dos gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS; elaborar estudos para identificação das demandas; realizar o monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS; contribuir com estratégias de sistematização, socialização e publicização de experiências de gestão e provimento de serviços e benefícios, informações e conhecimentos produzidos, podendo ser através de fóruns, jornadas, seminários e pela implementação da Parada Social, seminários, entre outros. 

Encontro SUAS – Durante os dias 23 e 24 de fevereiro, o auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal, foi palco de encontro de vários profissionais ligados às políticas socioassistenciais. As reuniões aconteceram com as equipes técnicas do SUAS. Na pauta estava a prestação de contas sobre execução das metas do Plano de Governo e Plano Municipal de Assistência Social, apresentação do diagnóstico sócio territorial. 

Também na manhã do dia 24, na sede da SMAS, foi realizada uma reunião com CRAS, CREAS e as organizações da sociedade civil organizadas que compõem a Rede SUAS, com representantes da Casa de Maria, Ação Social, Ledi Maas, Aldeia Betesda, Apae e Apa. “Esse foi um importante momento de retomar dados do diagnóstico socioterritorial, tratar de alinhamento de fluxos e planejamento de reuniões a partir dos territórios de CRAS, com objetivo de fortalecer a rede e o olhar para as particularidades de cada território municipal. Além do debate sobre o público prioritário que precisa acessar os serviços socioassistenciais. Saímos com pauta para os próximos debates, visando qualificar cada vez mais a cobertura e garantia de acesso da população aos serviços de Assistência Social”, relata a Secretária.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.