A Prefeitura de Toledo deu início aos trabalhos de finalização do Eco ponto do Santa Clara IV. Serão R$ 283.728,63 para a conclusão da primeira fase, que envolve a construção de uma guarita e o cercamento de todo o complexo. Essa é uma demanda antiga da comunidade e a Secretaria de Meio Ambiente (SMA), por meio da Empresa de Desenvolvimento Rural e Urbano de Toledo (Emdur), conseguiu dar andamento às obras com o investimento de recursos próprios. Durante o período de execução dos serviços, o espaço não receberá o descarte de nenhum tipo de material ou resíduo.
As caçambas serão retiradas e nenhum tipo de volumoso poderá ser destinado ao local. Segundo um levantamento realizado pela SMA em 2022 estima-se que o Eco ponto do Santa Clara IV arrecada, em média, cerca de 127 toneladas de resíduos por semana. A título de comparação, a Central do Jardim Coopagro recebeu, no mesmo período do levantamento, cerca de 11 toneladas por semana. A dificuldade em realizar o controle é um dos motivos do cercamento do espaço. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, resíduos verdes e volumosos serão recebidos no Aterro Sanitário ou, em alguns casos, na Central de Recebimento do Jardim Coopagro.
“Mas lembrando que só materiais volumosos, materiais reciclados e resíduos verdes a gente recebe no Aterro Sanitário. Nós não recebemos em nenhum local do município resíduo de construção civil. E o fato do município não receber esse resíduo ou o fato do Eco ponto do Santa Clara estar fechado, não justifica o descarte irregular em áreas públicas, isso é passível de multas, de auto de infração, conforme estabelecido no nosso Código de Posturas. Então a fiscalização vai ser bem atuante nesse momento”, reforça o secretário.
Junior pediu a compreensão e colaboração da comunidade em relação aos transtornos gerados até a finalização da obra. “Estamos investindo em melhorias para dar maior qualidade de vida a todos e só poderemos realizar os trabalhos de Educação Ambiental quando concluirmos essa fase importante da estrutura do Eco ponto”, finaliza Júnior.