Mais do que simplesmente parabenizar ou prestar uma homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, a Prefeitura de Toledo aproveita esta data para exaltar o trabalho realizado por elas pelo bem da administração pública e da qualidade de vida dos munícipes. Afinal, algumas das políticas públicas mais importantes para a população são fruto da competência de secretárias, diretoras, gerentes, coordenadoras e servidoras que planejam, decidem e executam ações que fazem a diferença na rotina dos 156.123 habitantes do território toledano.
Dos 4.105 servidores públicos municipais da ativa, a imensa maioria (3.186 ou 77,61% do total) são do sexo feminino. Dos 140 cargos comissionados existentes no município, 56 (40%) são ocupados por mulheres. Se levarmos em conta as 19 secretarias e similares instituídos pelo poder público local, em oito há mulheres como titulares (42,11%).
A coordenação entre estas pastas também está a cargo de uma mulher: Fabiana Trento, chefe do Gabinete do Prefeito. Elas também estão à frente das duas secretarias de maior orçamento (Saúde e Educação), lideradas por Gabriela Kucharski e Marli Gonçalves Costa, respectivamente. Há mulheres ainda na titularidade das secretarias da Cultura (Rosselane Liz Giordani), de Assistência Social (Solange Silva dos Santos Fidelis), de Recursos Humanos (Marta Fath) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (Rosiany Favareto), bem como do Controle Interno (Cleusa Elaine Schnee Ullmann).
Orgulho
A secretária da Saúde fala do seu orgulho de ser mulher. “Que nossa força e coragem jamais anulem nossa feminilidade e vice-versa. Porque o dom de temperar decisões e momentos difíceis com muita ternura é da mulher. E como a vida é melhor quando existe ternura. Por isso, sinto-me honrada em colocar meu conhecimento e experiência a serviço da nossa população. Afinal, é uma responsabilidade imensa estar à frente da saúde de um município do porte de Toledo, onde o SUS [Sistema Único de Saúde] é nivelado por cima, com alto grau de exigências e desafios de manter essa eficiência todos os dias”, pontua Gabriela.
De acordo com a chefe de Gabinete, a mulher tem uma capacidade diferenciada para encontrar soluções para os problemas cotidianos. “Nossa maior qualidade é a sensibilidade, de cuidar de certos detalhes para que as coisas aconteçam com o tempo e a qualidade esperados. Na função que ocupo atualmente, essa virtude é fundamental, pois, antes de se tomar qualquer decisão, é importante entender os contextos e pontos de vista das partes envolvidas e, a partir disso, lançar um olhar compreensivo sobre as questões que chegam até nós, sem, contudo, deixar de ter a firmeza no que se faz”, salienta Fabiana.
Para a secretária da Educação, a maior presença de lideranças femininas no poder público, na iniciativa privada e nas entidades da sociedade civil organizada deve-se ao fato de elas serem mais organizadas. “Nós enxergamos as situações por um viés mais amplo, mais humano, mais carinhoso. Com essas qualidades, conseguimos apoiar quem nos procura para apresentar um problema e, em seguida, encontrar melhores soluções. É dessa maneira que as mulheres estão conquistando, cada vez mais, posições de destaque em todas as esferas”, analisa Marli.
O prefeito Beto Lunitti destaca a importância das mulheres em sua gestão. “O Ademar [Dorfschmidt, vice-prefeito] e eu temos a clara convicção de que um secretariado com várias mulheres representa chances maiores de acertarmos nas decisões que tomamos. Por isso, nomeamos mulheres fortes e competentes para assumir pastas estratégicas, e hoje sabemos o quanto foram acertadas estas escolhas”, avalia. “Deixo aqui meu abraço a todas as mulheres de Toledo e do mundo acompanhado dos nossos votos que o reconhecimento pelas suas qualidades cresça sempre mais, e que elas sejam lembradas o ano todo, não só em 8 de março”, comenta.
Mês da Mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, diversas atividades estão sendo promovidas por vários órgãos públicos municipais desde o início do mês na cidade e no interior (confira a programação completa aqui). Nesta quarta-feira, 8 de março, seis estão programadas.
Em três delas, há envolvimento direto da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel): uma aula especial de hidroginástica às 18h30 na Piscina Claus Fuchs, o Festival de Esportes Adaptados aberto a mulheres com 55 anos de idade ou mais no Centro de Treinamento do Idoso (CTI) instalado no câmpus II da Universidade Paranaense (Unipar) com início às 13h30, mesmo horário em que haverá atividade para mulheres trabalhadoras rurais no Parque Temático das Águas – uma promoção feita em parceria com as secretarias de Saúde (SMS) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).
Esta pasta estará à frente, às 16h, de uma ação de conscientização do Dia Internacional da Mulher na Feira do Produtor do Centro. A programação, contudo, inicia-se às 8h com a abertura de mais uma etapa do programa Mulher Atual para mulheres trabalhadoras rurais. A ação será promovida pela Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, que vai sediar o evento.
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, por meio da Patrulha Maria da Penha, promoverá, na Praça Willy Barth, blitz com panfletagem e orientações. A ação será realizada nos períodos matutino e vespertino.