
Com diversas pautas programadas, o prefeito Beto Lunitti viajou para Brasília na última segunda-feira (06). Durante três dias na capital federal, o gestor toledano participou de vários eventos e encontros, agendas com deputados e demais lideranças, agendas das frentes parlamentares e comissões, tratando de diversos assuntos de relevância para o município, como o INOVAMEAT, e temas a serem discutidos na Marcha dos Prefeitos que acontece no fim do mês de março.
Junto com o deputado federal Sérgio Souza, Beto Lunitti esteve na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e externou o desejo de fomentar políticas de longo prazo. “É preciso pensar Toledo para daqui 20 anos, criando ambientes e cenários tecnológicos, fomentando o interesse sobre inovações”. Lunitti reconheceu o esforço do parlamentar, Sérgio Souza, na vinda da Embrapa para o município e reforçou o convite para participar do INOVAMEAT 2023. “Estamos em busca de avanços para uma Toledo cada vez mais próspera”.

Na quarta-feira (08), junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Lunitti participou de reunião com parlamentares para a construção de pautas para Marcha dos Prefeitos, que acontece no final de março em Brasília. “As emendas parlamentares são boas e importantes, mas nós prefeitos queremos ações estruturantes para o país. Somos 5.570 municípios, são quase três décadas de lutas municipalistas. Já avançamos, mas é preciso mais. As pessoas moram nos municípios. Estou feliz em poder cumprir meu papel e entender que a mudança começa nos territórios”, afirmou.
Também na quarta-feira, com o apoio de Sérgio Souza e a companhia do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo, o prefeito toledano participou da posse do novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o paranaense Pedro Lupion. Na ocasião, foram acompanhados com a equipe de diretores da Embrapa, sendo reconhecido como gestor do município com a maior produção de alimentos do Paraná. “Boas relações institucionais são fundamentais. A harmonia traz prosperidade”. Lunitti e Bonaldo entregaram nas mãos do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária o convite para o INOVAMEAT.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também foi visitado. Recepcionados pelo secretário executivo do órgão, Irajá Lacerda, e sua assessoria, Lunitti e Bonaldo trataram de assuntos pertinentes ao agronegócio e aproveitaram o momento para, além de reforçar o convite para o INOVAMEAT, expor a intenção da organização do evento e tratar de outros assuntos. “Toledo é sempre muito bem recebido e reconhecido como território de alta produção, mas também terra de inovação e tecnologia”, disse.
Ministério da Saúde – Uma das agendas do prefeito Beto Lunitti foi no Ministério da Saúde. Recebido pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior. Lunitti falou do Hospital Regional deixando à par das ações do município para funcionamento e abertura do hospital. “Fomos muito bem recebidos. Nessa agenda fomos acompanhados pelo assessor parlamentar do deputado Sérgio Souza, Ewerton Batista. A abertura deste equipamento é a soma dos esforços de todos”, garantiu.

Outras pautas – Durante a visita à capital federal, Lunitti teve agenda no gabinete do deputado federal toledano Dilceu Sperafico. “Dialogamos sobre ações convergentes para desenvolvimento socioeconômico de Toledo, trabalhando juntos e somando os esforços”, pontuou Lunitti.
Outro anúncio importante veio pelo ministro da Infraestrutura, Renan Filho, que por meio do deputado Sérgio Souza, anunciou a liberação de recursos para dar continuidade às obras da rodovia BR 163, entre Marechal Cândido Rondon e Toledo, além da duplicação entre Cascavel e Marmelândia.
Ainda em relação aos transportes, na Secretaria de Aviação Civil (SAC), Lunitti participou de uma reunião com o objetivo melhorar os equipamentos do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, tornando-o mais seguro e com possibilidade de ampliar a oferta de voos.

Educação – Em Brasília, assuntos relacionados ao estado também foram debatidos. A capital federal foi o ponto de encontro com o secretário de Estado da Educação no Paraná, Roni Miranda. “Mostramos e explicamos nosso programa implantado do Aluno Conectado. As nossas crianças, adolescentes e jovens com novos horizontes. Queremos dotar os colégios estaduais de Toledo, com todas as ferramentas tecnológicas já empregadas nas escolas municipais, e nos consolidar como referência nacional em um ecossistema escolar de inovação e tecnologia”.