EducaTrânsito premia autores de desenhos que figuram no calendário 2023

Grupo de 13 estudantes do 4º ano recebeu certificado e um kit com diversos mimos em solenidade realizada na manhã desta quarta (15) no Auditório Acary Oliveira

O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, recebeu na manhã desta quarta-feira (15) evento estrelado por 13 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Eles são autores dos desenhos que estão nas páginas do calendário 2023 do EducaTrânsito, programa coordenado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) em parceria com a Secretaria da Educação (Smed), e que oferece atividades extracurriculares sobre segurança viária.

As obras apresentadas por eles se destacaram entre as mais de 1.600 que participaram do concurso, que integrou as atividades da 7º edição do programa, no ano passado. Deste total, 34 trabalhos foram pré-selecionados com base não somente na estética, mas principalmente na mensagem educativa contida nos desenhos. Em seguida, estes foram divulgados em formulário eletrônico aberto ao público, que pôde votar nos três melhores. 

Os 13 mais bem votados estão agora nas páginas de cada mês e na capa do calendário. Além disso, foram agraciados com certificado de reconhecimento e um kit personalizado que contém camiseta e papelaria com logo do programa, boton do município e um exemplar do calendário.

Os contemplados estão matriculados em nove escolas da rede municipal de ensino. Três estudam na Arsênio Heiss (Isadora Casarin Belenzier, João Vitor Franciscon e Yasmin Bocinha Lorenzetti), três na Borges de Medeiros (João Pedro Olegário Ortiz, Beatriz Helena e Gabriela Praxedes dos Santos), uma na Nossa Senhora das Graças (Gabriela Reidel), um na Santo Antônio (Jonas Piva Della Flora), uma na Washington Luiz (Bárbara Lunkes), uma na Jardim Concórdia (Lara Bohn Polhasto), uma na Orlando Luiz Bazei (Amanda Schaff), uma na São Francisco de Assis (Larissa Ulhnorst Bischoff) e uma na Egon Werner Brecht (Kayla Fernanda Prada).

Na companhia de seus familiares e professores, estes alunos receberam sua premiação e puderam tirar fotos ao lado das autoridades que compuseram a mesa de honra: o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni; o diretor de trânsito da SMSMU, Roni Padilha; e o coordenador do EducaTrânsito, Valdemir Ladeia. Antes das homenagens, eles falaram a respeito da necessidade de se aprender sobre segurança viária desde a infância.

Marli destacou os benefícios das atividades extracurriculares. “Incorporar políticas públicas de outras áreas para a educação é fundamental para a formação das nossas crianças. Segurança no trânsito, por exemplo, deve ser tratado na escola, pois tem sido frequente o registro de acidentes que resultam em mortes e danos permanentes nas vítimas”, comenta.

Goldoni chamou a atenção para o fato de 41 pessoas terem perdido a vida no trânsito de Toledo em 2022. “Temos que trabalhar de forma ainda mais intensa para reduzir este número; se possível, zerá-lo. A mudança começa com as operações que fazemos em nossas ruas e avenidas, mas também parte dos ensinamentos que as crianças participaram do EducaTrânsito darão aos condutores de sua família. É uma vida de mão duplas: elas ensinam, mas também aprendem com o exemplo qe recebem em casa”, pondera.

O chefe do Executivo Municipal dirigiu sua fala aos alunos e seus familiares. “Enquanto agente político do Estado tenho o dever de criar condições para que as crianças de Toledo vivam num ambiente acolhedor nas escolas e demais espaços públicos que frequentam. Porém, dentro de casa, é obrigação dos adultos zelar pelo bem-estar dos ‘baixinhos’ e também ensinando sobre a importância de se seguir as leis, incluindo as do trânsito, pois aí vão crescendo e aprendendo o que é viver em sociedade”, aconselha. “Este calendário do EducaTrânsito é um dos que estão em meu Gabinete. Portanto, todos os dias vou ficar olhando para o desenho de vocês enquanto reforço minha convicção de que a vida é transformada para melhor por meio de ações simples do nosso dia a dia”, analisa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.