Cerimônia marca início das atividades do Atleta na Universidade em 2023

Cerimônia marca início das atividades do Atleta na Universidade em 2023 (Foto/Ricardo Morante)

Instituído pela Lei “R” nº 121/2014, o Atleta na Universidade vem auxiliando os competidores e competidoras do município na busca por uma formação profissional por meio da disponibilização de 60 bolsas de estudos no valor de R$ 500,00. Na quinta-feira (16), em um ato envolvendo autoridades e os competidores e competidoras beneficiários, aconteceu o lançamento oficial das atividades do programa para o ano de 2023. A cerimônia aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal Alcides Donin.

O benefício prevê 30 acadêmicos de Educação Física, no mínimo, e 30 dos demais cursos superiores. A ampliação, tanto no número de bolsas quanto na diversidade de cursos, foi destacada pelo diretor geral do câmpus da Unipar em Toledo, Robson Recalcatti. “Quisera, na minha época de atleta e técnico, ter um programa como este para poder nos auxiliar. Fico extremamente contente em ver gestores, como o prefeito [Beto Lunitti], encarando o esporte como uma política pública transformadora, valorizando estes jovens e dando a oportunidade de conciliar a carreira profissional com a esportiva”, destacou. 

O Programa foi planejado em 2014, época em que a atual secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, era gestora da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel). “Fomos pioneiros, na gestão 2013 a 2016 do prefeito Beto [Lunitti], em diversas situações. Fui a primeira profissional de educação física a assumir a Smel, criamos programas importantes e premiados, como o Idoso em Movimento, reconhecido nacionalmente como uma das melhores políticas públicas para atendimento desta faixa etária, entre tantas outras conquistas. Fico feliz em poder vir aqui e prestigiar o quanto isso representa na continuidade do processo de educação dos nossos jovens”.

Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti destacou que a atual gestão procura diariamente fortalecer vínculos com a sociedade local, oferecendo soluções para suas demandas. “Nós estamos modernizando as relações. Professor Robson Recalcatti, é um prazer contar com a presença de uma universidade do setor privado, mas preocupada com o desenvolvimento integral da sociedade toledana”. Lunitti também citou o atleta Alisson Vasconcelos. “Você foi precursor na graduação e agora com a especialização encaminhada. Obrigado pelo seu empenho”. Lunitti ainda lembrou que as relações interpessoais proporcionadas pelo Atleta da Universidade. “Vocês já estão inseridos na comunidade. Já estão sendo profissionais. Parabéns por apoiarem nossas iniciativas”, concluiu. 

Beneficiados – No total, 15 modalidades foram beneficiadas, sendo 11 bolsas para o basquete, 10 para o handebol, 9 para o badminton, 6 para o futebol, 4 para a capoeira, 4 para o futsal, 2 para o voleibol, 3 para o paradesporto, 2 para a natação e 2 para a ginástica rítmica. Com uma bolsa somente ficaram o karate, o vôlei de praia, o break dance, o golfe, o judô e o atletismo. “Com esses esportes contemplados nós qualificamos a base esportiva local, minimizamos a evasão de competidores para outros centros e podemos acompanhar mais de perto nossos jogadores e jogadoras em treinos e disputas”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Eudes Dallanol. Ao final, Eudes ainda fez uma menção especial aos integrantes do Atleta na Universidade. “Foi por conta do apoio de vocês que nós mantivemos trabalhos sendo oferecidos à nossa população a partir das 5h semanais dadas em contrapartida pela participação no programa”, comentou.

Referência – A ação tem como objetivo principal a valorização dos atletas locais com destaque estadual, nacional e internacional. Um dos beneficiados na primeira turma, em 2015, Alisson Vasconcelos afirmou a importância do Atleta na Universidade para sua carreira profissional. Atualmente com 28 anos, com 18 dedicados ao badminton, Vasconcelos hoje é professor de educação física e está se especializando com o apoio do poder público municipal. “É possível conciliar a carreira de atleta com os estudos. Tive a oportunidade de representar Toledo e o Brasil em competições internacionais, graças ao apoio do programa”, comentou.

Alisson explica que sem a bolsa de estudos não seria possível se dedicar ao esporte e, por consequência, ter atingido índices que o levaram a defender o país em disputas fora do nosso território. “Em 2017 fui para o mundial da modalidade na Malásia e também, no mesmo ano, fui um dos representantes brasileiros na Olimpíada Universitária em Taiwan. O que posso dizer para vocês hoje é que não percam o foco”. Ao final, o atleta parabenizou e agradeceu ao poder público pelo investimento no esporte e na educação. “Obrigado pelo Atleta na Universidade”, concluiu.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.