Lembrado na última quarta-feira, 15 de março, o Dia Nacional do Consumidor foi celebrado em Toledo com a nona edição do “Procon na Praça”. Durante todo o dia, equipes do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) atenderam a população em estrutura montada na Praça Willy Barth. Ao todo, foram 37 atendimentos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor prestados pelo Procon/Toledo e 31 consultas ao Sistema Central de Proteção de Crédito (SCPC) realizadas pela Acit.
Segundo a coordenadora do Procon/Toledo, Janice Finkler de Lima, dois temas lideraram os relatos dos consumidores atendidos. “Ouvi várias histórias de pessoas que estão com débitos em atraso com o cartão de crédito, os quais foram orientados a aproveitar o Mutirão de Renegociação de Dívidas no site www.consumidor.gov.br. Em relação às empresas locais, o problema mais reclamado foi quanto a vícios de veículos adquiridos em garagens e, neste caso, orientamos os consumidores a agendar atendimento presencial na sede do órgão”, recorda.
Na ocasião, os comerciantes também podem aproveitar a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre Direito do Consumidor. “Foi uma maneira de demonstrarmos os trabalhos realizados pelo Procon/Toledo em relação à proteção do consumidor. Em virtude da amplitude das atividades, avalio esta edição do ‘Procon na Praça’ como um grande sucesso”, analisa a coordenadora.