Gestão municipal prestigia Prêmio Escola Destaque, do NRE/Toledo

Governo foi representado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pela secretária Marli Gonçalves Costa em evento na tarde desta sexta (17) no auditório do Premen

Representado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pela secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, o governo municipal marcou presença em evento promovido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) sediado em Toledo na tarde desta sexta-feira (17). Em solenidade realizada no Auditório Moacir Galante, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), o órgão entregou certificados do Prêmio Escola Destaque/Painel da Educação referentes ao segundo semestre de 2022.

Das 92 unidades que funcionam nos 16 municípios da área de abrangência do NRE/Toledo, 59 receberam o reconhecimento, que levou em conta o percentual de frequência dos alunos e a participação destes nas plataformas digitais oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e na Prova Paraná. Dos 17 estabelecimentos de Toledo que obtiveram nota acima de 6 no Painel da Educação, seis ficam na cidade (colégios estaduais cívico-militares Novo Horizonte [Coopagro] e Antônio José Reis [Panorama], e colégios estaduais Augustinho Donin [Concórdia], Vereador Francisco Galdino de Lima [Industrial], João Cândido Ferreira [Pancera] e Dario Vellozo [Centro]) e 11 no interior (escolas estaduais do campo Dez de Maio, Ouro Preto, São Luiz do Oeste, Vila Ipiranga, Nova Concórdia [Concórdia do Oeste], Bom Princípio, Edwino Scherer [Dois Irmãos], Novo Sobradinho, Novo Sarandi e Boa Vista, além do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt [Vila Nova]).

Os diretores dos estabelecimentos premiados receberam os certificados das mãos de autoridades e lideranças convidadas a integrar a mesa de honra da solenidade. Antes disso, algumas delas falaram a respeito do cenário da educação em nível regional e do uso da tecnologia em sala de aula.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt falou dos investimentos que Toledo tem promovido na rede municipal de ensino. “Falando para uma plateia repleta de professores, eu reflito sobre o que aprendi em sala de aula e, enquanto gestores públicos, precisamos trabalhar com a certeza de que sempre há o que aprender. Por isso, estamos focando muito na educação, setor que está recebendo, por meio do programa Aluno Conectado, o maior investimento em tecnologia da nossa história, R$ 30 milhões só em 2022. É uma ideia audaciosa, que planeja tornar Toledo uma referência nacional no assunto e já estamos em conversas com o Governo do Estado para que tudo isso esteja em breve para os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental”, comenta. “Precisamos despertar em nossas crianças e adolescentes o desejo de estarem inseridos na economia do futuro, ainda mais aqui, onde há todo um ambiente favorável à inovação tecnológica. Eu acredito na educação pública, tanto que tenho meus filhos matriculados no colégio do bairro onde nossa família reside, e gostaria muito que os benefícios do Aluno Conectado esteja também nos colégios de Toledo e região”, acrescenta.

A integração com o NRE e o Governo do Estado também foi mencionado no discurso da secretária Marli Gonçalves Costa. “Tenho muito orgulho de estar à frente da educação de Toledo e agradeço ao prefeito Beto Lunitti e ao vice Ademar Dorfschmidt por terem me escolhido para chefiar esta pasta. Fico feliz que os municípios da região também têm promovido investimentos em tecnologia em suas escolas. Eu e meus colegas secretários da Educação trabalhamos com a tranquilidade de contar com o apoio do Núcleo Regional e da Seed em questões estruturantes, como a do transporte escolar”, exemplifica.

O chefe do NRE/Toledo, José Carlos Guimarães, falou a respeito das novidades que estão sendo implementadas na rede estadual de ensino. “Vivemos numa região privilegiada, com gestores que se preocupam de verdade com a educação. Fico contente em ver o exemplo de Toledo e outros municípios em aprimorar o uso de tecnologia no ensino. Em breve, 44 colégios da nossa área de abrangência onde já há internet cabeada, não por satélite, já poderão fazer as chamadas por reconhecimento facial. Agora, o professor chega na sala, tira uma fota da turma e um programa verifica qual aluno que veio e qual faltou”, anuncia o professor, que, momentos antes, entregou à direção do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre um kit robótica.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.