Pioneiros e pioneiras participam do lançamento de documentário

Pioneiros e pioneiras participam do lançamento do “Memórias de Toledo” (Foto Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo)

Uma noite memorável. Assim se resume o evento promovido pela Secretaria de Cultura para apresentar do “Memórias de Toledo”. O documentário narra os 70 anos de emancipação político-administrativa a partir da visão dos pioneiros e pioneiras. Cheio de emoção e sensibilidade, durante quase duas horas o material traz histórias do município. O público da primeira apresentação foram homens e mulheres participantes do documentário, além de familiares e amigos. O lançamento aconteceu no Teatro Municipal de Toledo no domingo (26) e integrou a programação do Dia dos Pioneiros. 

A produção audiovisual foi idealizada em março de 2021. O projeto nasceu depois de uma conversa entre a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, Vander Colombo e Antonio Martendal, da L´Avant Filmes, e a equipe técnica do Museu Histórico Willy Barth. A obra foi viabilizada pela Prati-Donaduzzi, com investimento de R$ 250 mil, com recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). “Temos muito orgulho deste município e quando nos deparamos com este projeto importante para a comemoração dos 70 anos, vimos que não poderíamos ficar de fora, pois também fazemos parte desta história. Nosso coração vibra com o de Toledo”, comentou o diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi, Edilson Bianqui. 

No cerimonial, o diretor da L´Avant Filmes, Vander Colombo, explicou que a intenção era contar a história a partir do olhar de quem a construiu. “Em nossas conversas com a secretária [da Cultura] Rosselane Giordani e com o pessoal do Museu [Histórico Willy Barth] a gente chegou à conclusão de que quando se fala de uma casa, é preciso falar sobre quem a edificou. Nós trilhamos assim a produção, ouvir a voz das pessoas que olharam para o terreno, fizeram a massa e levantaram as paredes. Acho que a função deste material é essa. Ter a fala de quem construiu o município”. Vander lembrou que foram mais de 80 horas de entrevistas. 

A necessidade de um documentário que registra a história destes pioneiros, a partir do seu olhar, foi reafirmada pela secretária Rosselane Giordani. “Esse é um momento muito especial, pois celebra a história e releva a memória dos nossos antepassados, das nossas famílias. Esse momento reconhece o empenho de cada entrevistado e sua contribuição para termos hoje este município tão pujante e valoroso. Obrigado a todos os que colaboraram, em especial a equipe do Museu [Histórico Willy Barth], de forma especial ao Anésio Vito”. Rosselane ainda agradeceu ao Prati-Donaduzzi pela parceria e aos representantes da L´Avant Filmes pela sensibilidade.

A secretária de Cultura ainda informou que as escolas municipais e estaduais receberam cópias (dvd’s) do documentário e a obra também será disponibilizada em diversos canais de informação da cultura (Youtube e Facebook) e da L´Avant Filmes (Youtube).

Reviver a história – Uma das entrevistadas, a poetisa Helga Ivoní Viezzer disse que ver e ouvir os depoimentos do documentário depoimentos é reviver a história. “É muito emocionante, a gente revive o passado, é inacreditável voltar a ver pessoas, alguns que a gente conheceu jovem. Os anos realmente passaram. Toledo é um lugar que a gente ama muito e deu para reviver muita coisa boa. Chega a ser mágico ver essa Toledo de hoje, é algo grande que às vezes não cabe no coração da gente”. Helga disse que o momento foi muito saudoso, mas especial também. “Valeu a pena estar aqui”, concluiu.   

Celebrações religiosas – Além do lançamento do documentário, a programação do domingo incluiu celebrações religiosas. Os eventos foram uma missa na Catedral Cristo Rei e um culto na Igreja do Sino, realizados no domingo (26), com a presença de diversos representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt. A escolha das duas denominações religiosas para o momento de ação de graças se deu pela predominância delas entre os pioneiros.

Dia dos Pioneiros – O dia 27 de março foi escolhido para marcar o Dia dos Pioneiros, pois foi a data em que, em 1946, chegou o primeiro grupo de famílias em Toledo por intermédio do projeto de ocupação territorial estruturado pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A (Maripá).

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.