Evento na PUCPR Câmpus Toledo abre programação do Abril Azul em Toledo

Evento na PUCPR Câmpus Toledo abre programação do Abril Azul em Toledo

Com o intuito de ampliar o conhecimento e o cuidado com as pessoas com autismo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Câmpus Toledo, organizou o I Fórum Internacional de Psicologia com o tema “Diálogos sobre a escuta e o atendimento de pessoas com autismo”. O evento, realizado nesta terça-feira (28), no Auditório Dom Anuar Battisti, abre oficialmente a programação do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, organizado pela Secretaria de Saúde de Toledo. Participaram do evento diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. 

Segundo dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, é possível que uma a cada 44 crianças sofra de Transtorno do Espectro Autista, o que representa de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, o número é de cerca de 2 milhões de pessoas que apresentam traços dentro do diagnóstico de espectro autista. “Há treze anos fundamos a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA de Toledo e estou à frente deste trabalho por conta de meu filho autista. Sou grata por estar aqui hoje, neste I Fórum, pois o diagnóstico precoce, ainda na primeira infância, contribui para uma maior qualidade de vida. O acompanhamento e o tratamento traz retorno. Meu filho hoje cursa Direito e tenho uma gratidão imensa pela evolução e ver que isso é fruto de uma luta de pais e mães”, disse a presidente da Vida de Toledo, Tania Bilato. A associação atende hoje mais de 250 pacientes cadastrados.

A secretária interina de Saúde, Raquel Wammes, agradeceu a parceria da PUC, Câmpus Toledo, com a Secretaria de Saúde e destacou a importância do evento no entendimento e acolhimento dos pacientes com TEA. “Feliz em ver a casa cheia de profissionais tão interessados em debater este tema. Temos inúmeros desafios e um dos maiores é prestar um atendimento de qualidade a tantas pessoas que temos nesta condição”. Raquel disse ainda que dentro da rede municipal existem situações diferenciadas de saúde e uma que está avançando é o atendimento dos diagnosticados com TEA. “Estamos evoluindo, porém queremos ir mais longe em relação ao autismo e a qualidade de vida que quem convive com ele. Por isso somos parceiros neste momento e em outros de formação e qualificação que estão na programação do Abril Azul”.

Uma das ações previstas para o Abril Azul, conforme Raquel, é a produção de uma exposição fotográfica, desenvolvida pelos Departamentos de Jornalismo e Comunicação Social da Prefeitura de Toledo com os autistas acompanhados pelo Centro da Atenção Psicossocial Infantil (CAPS – i) Rafael Azambuja Patiño Cruzatti “Um Novo Olhar”. Os registros foram realizados e serão editados pelo fotógrafo da Prefeitura de Toledo, Fábio Ulsenheimer, na segunda-feira (27). 

Diante de diversas falas, Ademar Dorfschmidt, que no ato representava o prefeito Beto Lunitti que se encontra em viagem oficial a Brasília, destacou a importância da tecnicidade no atendimento em todos os setores, promovendo assim políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento integral do ser humano. “O gestor público não é obrigado a saber tudo, mas ele tem que ouvir quem tem o conhecimento. E isso nós temos feito. Na [Secretaria de] Saúde temos, na maioria dos postos de coordenação, direção e gestão, servidores municipais de carreira, com conhecimento para definirem, a partir da técnica, o que deve ser feito”.

Dorfschmidt disse que isso tem tornado as políticas públicas desenvolvidas em Toledo referência estadual e nacional. Em outras áreas, como a Educação, todos os alunos com deficiência ou com necessidade de acompanhamento de professor de apoio à diversidade e inclusão, os chamados PADI’s, são acompanhados por profissionais. “Esses alunos só ficam desassistidos quando existe alguma exoneração e, quando acontece, apenas pelo tempo de substituição deste professor”. Além disso, Ademar destacou o trabalho da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, que realiza um trabalho grandioso, em especial com a implantação da Central de Libras, um serviço pioneiro no Paraná. 

Ainda participaram da mesa de honra o diretor geral do Câmpus Toledo da PUCPR Ricardo Cesar Lopes, o vereador Roberto Souza, o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Toledo Junior Rasbolt, a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Daniela Aparecida Pollis Brandini e o coordenador do CAPS-i Alisson Rodrigo Dias Rocha.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.