1º Osterfest Toledo supera expectativa de público
Com intuito de reforçar e valorizar as tradições celebradas na Páscoa, a primeira edição da Osterfest Toledo, realizada no último Domingo de Ramos (02), foi um sucesso. Idealizado e organizado por Matilde Rouparia de Mesa, com apoio da Secretaria de Cultura de Toledo e demais secretarias municipais, a festa que aconteceu na Praça da Cultura, contou com a participação de grande público e uma excelente programação para as famílias.
Entre as apresentações estavam o Coral Sadia BRF e Coral Encanto do Viver, Coro Infantil Serprati, Coral Colégio Adventista e Coral Sicoob. Diversos expositores, grande parte composta por artesãos locais, puderam comercializar seus produtos e divulgar ainda mais seus trabalhos. O pastor da Igreja Luterana de Toledo, Marlon Jonas Radons e padre André Mendes, coordenador diocesano da ação evangelizadora, da Igreja Católica, proferiram reflexões sobre o período religioso que iniciou no Domingo de Ramos. A Feira do Produtor também esteve presente e foi responsável pela praça de alimentação.
A idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing contou como surgiu a ideia de realizar o evento. “Quando se inicia a Quaresma, o povo de origem alemã já começa a guardar casquinhas de ovos. Como na loja preparamos as árvores de Páscoa para decoração, esse ano, durante esse processo, pensei: por que não montamos uma árvore de Páscoa em nossa cidade? E com um querido grupo de amigos que prontamente se disponibilizou a ajudar, levamos a proposta para a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, que carinhosamente aceitou o desafio”, disse.
A empresária também relatou como o evento tomou uma proporção muito além do esperado. “Somos um pouco de muitas origens, todas muito importantes. Os que chegaram há muito tempo e os que chegam agora, todos formamos a população dessa cidade tão especial que é Toledo. A forma como as pessoas abraçaram essa ideia foi incrivelmente gratificante. Após as primeiras divulgações da Osterfest, várias pessoas e empresas demonstraram interesse em fazer parte desse momento e a festa se tornou cada vez maior”, salientou.
Programação infantil – Diversas crianças puderam desfrutar de atrações muito especiais. Entre elas, oficina de pintura de ovinhos de Páscoa, pintura facial, distribuição de pipoca e algodão doce oferecidos pela Uniprime. Brinquedos infláveis e cama elástica foram disponibilizados pela Secretaria de Esportes e Lazer, e também picolés e balões distribuídos no espaço do Sicoob Meridional. Outra atração que chamou a atenção da criançada foram os coelhinhos expostos na tenda da Clínica Veterinária Scherer.
A Osterbaum – A tradição refere-se à preparação de uma árvore de galhos secos, que têm como símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo, para então decora-la com diversas casquinhas de ovos coloridos, que trazem a alegria da vida e representam o momento da ressurreição. Essa celebração tem origem alemã e há muitos anos foi propagada em diversos países da Europa. No Brasil, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já realizam festas de Páscoa para festejar o movimento cultural.
A árvore escolhida para representar a Osterbaum toledana – que já estava sem vida, foi retirada da Linha Floriano, no dia 21 de março, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos. O trajeto até o local da festa também contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Toledo.
Para a decoração da árvore, foram necessárias aproximadamente 20 mil casquinhas de ovos doadas e pintadas por voluntários de toda a comunidade. Entre os apoiadores que colaboraram com esse feito estão: Hotel do Lago, panificadoras Q-Delícia e O-Frã, Cozinha Social de Toledo, restaurantes Chinatown, Golden, Família Jhonnys, Filezão e Pizzaria Passarela. A pintura ficou por conta de vários apoiadores da comunidade e também dos colégios Harbor, Incomar e Integral e Escola Espaço Encantado. As tintas foram doadas pela Central Tintas e a ornamentação da árvore, bem como elaboração das cores, foram feitas pela designer floral Adriane Strassburger.
A Osterbaum atraiu grande atenção do público que visitou a festa, no último domingo (02). Um espaço para tirar fotos foi criado embaixo da árvore e despertou a admiração de quem passou pelo local. O cenário permanecerá por 15 dias após a Páscoa, quando a árvore será retirada, segundo a tradição. Vale lembrar que, em caso de chuva, a decoração será removida para que não haja risco de proliferação da dengue.
Patrocinadores – Central Tintas, Imobiliária Ativa, Sicoob Meridional, Egregor, Lumiar Turismo, AMN, Liquigás, M.A Máquinas, Empol Embalagens, Oesteline, Danzer Contabilidade, Clínica Veterinária Scherer, Matilde Rouparia de Mesa, Vinho e Ponto, JD Contabilidade, Dr. Carlos Rocha Jr., Lojas Maçônicas Aliança Universitária, Tríplice Aliança e Willy Barth, Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Aliança Universitária, Chocolates Roma, Uniprime, MG Peças Agrícolas, Papelaria Barão, Milena Tacyelly Social Media, Placa Mídia Comunicação Visual, Grameira Santa Helena, Granne Alimentos e Result.
Apoio – Governo Municipal de Toledo, Rádio Massa FM, Vacinum Clínica de Vacinas, entidades jovens de Toledo Capítulo Toledo nº 256 da Ordem Demoley, Assembleia Flores de Acácia nº 11, Interact Clube de Toledo Integração, Biopark e UTFPR Campus Toledo.
Texto: Assessoria do Evento