Núcleo ODS discute gestão de resíduos sólidos com o município

Gestores receberam integrantes do Núcleo ODS de Toledo e uma comitiva de Cascavel para falar da coleta e destinação dos resíduos gerados

A política municipal para a gestão de resíduos sólidos foi o ponto de pauta na manhã desta quinta-feira (06) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Integrantes do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS Toledo) organizaram uma visita para conhecer e divulgar as boas práticas realizadas pelo município, além de reforçar o compromisso com a agenda 2030 local, no sentido de unir esforços para a melhoria do planeta por meio de parcerias e ações afirmativas. 

O grupo foi recebido pelo prefeito Beto Lunitti, o vice Ademar Dorfschmidt, o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto e o vereador Leoclides Bisognin. Da comitiva de Cascavel, participaram do encontro a vereadora presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Cascavel, Beth Leal; o vereador presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Cascavel, Soldado Jeferson; o diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Lima; gerente de Resíduos Sólidos, Eliane Lisboa; gerente de Recursos Hídricos, Marcelo Bongiovani, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel (Sema); a articuladora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE)/Núcleo ODS de Cascavel, Pâmela Lunelli. 

Após as explanações, o grupo foi conhecer a Casa do Tarzan, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde está situada a Secretaria do Meio Ambiente (SMA). A coordenadora da Unidade de Valoração de Resíduos (UVR), Maria Veronese, compartilhou as informações sobre como está organizado o processo de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis, além da destinação desses resíduos, além de tirar dúvidas sobre a composição e dinâmica da Associação de Catadores de Materiais Reciclados de Toledo (Acatol).

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel (Sema), Ailton Lima, comentou sobre o resultado da visita. “Inspirador. Assim podemos definir o encontro realizado hoje pelo Núcleo ODS de Toledo. Cascavel já participa das ações relacionadas às ODS através do CPCE, porém esta troca de experiências e a possibilidade de ver em ação boas práticas faz com que seja possível replicar essas experiências que vem dando certo no município de Toledo em outras regiões e também no município de Cascavel. A visita de hoje foi extremamente relevante e vai produzir, com toda certeza, excelentes frutos para a gente buscar atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e, por consequência, um mundo melhor”, avaliou.

A vereadora Beth Leal também elogiou a oportunidade de conhecer ações positivas que podem ser compartilhadas. “Quando tratamos do meio ambiente temos que pensar coletivamente. As nossas ações individuais devem se somar para que o resultado a toda a população seja estendido de forma coletiva. Então a avaliação que faço dessa visita é muito positiva, tanto no aspecto político quanto no aspecto técnico, pois tivemos a oportunidade de conhecer o funcionamento, ou seja, a estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também o trabalho realizado junto com a associação das pessoas que desenvolvem o trabalho de coleta seletiva, no sentido do trâmite, de como tudo isso funciona na cidade de Toledo”, complementou a vereadora.

O prefeito Beto Lunitti explanou sobre a diversidade de ações que o município realiza no sentido de atingir as metas e objetivos da agenda 2030. Na ocasião aproveitou para convidar os presentes a participarem da segunda edição do Inovameat que, entre outros assuntos, também discutirá temáticas sobre a conservação de solo e destinação de resíduos da agroindústria. Ao falar sobre o potencial de Toledo, Cascavel e região, Beto disse que “temos um desafio, que é potencializar a vocação econômica com soluções sustentáveis”. O prefeito reafirmou que aqui “a economia está a serviço da vida”. 

O coordenador do Núcleo ODS de Toledo, Dielson Kleber Pickler, disse que as empresas e instituições que integram esse colegiado procuram alinhar suas práticas sustentáveis em sintonia com as políticas públicas no sentido de potencializar as boas práticas para a melhoria da coletividade.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.