Um dos momentos mais esperados do Inovameat 2023 foi realizado na quinta-feira (13). Em ato reunindo representantes da Prefeitura de Toledo, do Biopark, de autoridades parlamentares e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi oficializada a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da entidade no município. A intenção é, por meio da décima Unidade no Brasil, segunda no Paraná, potencializar a produção de aves, suínos e peixes.
A assinatura do documento trouxe ao evento, formatado para discutir o que há de mais moderno em relação à proteína animal, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que elogiou a estrutura do Inovameat. “Percebemos que nossa vinda para Toledo foi muito acertada. Esta preocupação com a qualidade fica evidente com esta estrutura bem montada, empresas compromissadas, enfim, um grande evento”, disse.
Sobre a UMIPI, Moretti explica que é uma ideia que a empresa adotou em 2012 e é uma porta para as outras unidades estarem presentes em Toledo. “Toledo é pujante nestas 3 cadeias: aves, suínos e peixes. Então, nós vamos ter aqui, um braço, tanto que temos aqui presentes nossa chefe da unidade de pesca e aquicultura, que hoje está sediada no Tocantins. Vamos aproveitar o desejo da Prefeitura de Toledo e o Biopark e termos estrutura para nossos pesquisadores desenvolverem ações que auxiliarão nas demandas dos setores”, comentou.
Para o deputado federal Sérgio Souza, as pesquisas tendem a fortalecer a economia de forma geral. “A Prefeitura entende que isso vai gerar desenvolvimento, emprego e renda. Trará mais pesquisadores, mais empregos qualificados”. Sobre ser considerado pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o ‘pai’ da Unidade no município, Souza afirmou que apenas cumpriu seu papel de parlamentar. “Nós conversamos com os representantes e demonstramos que aqui é um local, solo fértil, e que a Embrapa vai fazer florescer ainda mais”, salientou.
“Tornou-se um dia histórico”. Com esse sentimento, o prefeito Beto Lunitti iniciou seu discurso em relação à assinatura. “Ele é um marco para o Biopark, para Toledo e para a Embrapa”. Lunitti agradeceu aos parceiros, em especial ao deputado Sérgio Souza e todos os envolvidos. “As coisas só funcionam por meio dos agentes políticos. Nós lutamos para produzir ambientes transformadores e nós queremos mostrar para o Brasil e o mundo que em Toledo estamos fazendo, junto com nossos parceiros, política séria e de resultados”. Beto ainda agradeceu aos 19 vereadores e vereadoras, secretariado municipal e servidores municipais. “Nós discutimos o cenário nacional a partir do nosso território e por isso estamos avançando. Somos protagonistas”, concluiu.